O encontro que deu lugar à assinatura do acordo realizou-se ao mais alto nível, reunindo os CEO da Samsung e Nokia, Kun Hee Lee e Jorma Ollila, e abriu portas a novas acções comuns em áreas estratégicas para os dois gigantes, onde se contam o design de aplicações e sistemas operativos, admitiu um porta-voz da Samsung, em declarações citadas pela revista PC World.



Para já, os dois fabricantes, que ocupam o primeiro e terceiro lugar no ranking mundial de vendas de terminais móveis, estão preocupados em discutir as possibilidades de consertar estratégias nas áreas de serviços avançados, concretamente na estratégia e desenvolvimento de software para Smart phones. Com o abrandamento das vendas de terminais, devido às elevadas taxas de penetração, espera-se que as comunicações avançadas sejam a solução para fazer aumentar os volumes de vendas. O porta-voz da Samsung admitiu mesmo que não será de descurar uma aproximação crescente entre as duas empresas, nestas áreas, refere a mesma fonte.



A Nokia e Samsung já tinham cruzado esforços na área do software, na altura em que o consórcio Nokia, Samsung, Panasonic, Motorola, Siemens, Psion, Ericsson e Sony Ericsson desenvolveu o Symbian, um sistema operativo para smart phones. A Samsung licenciou ainda em 2002 a plataforma Nokia Series 60, para utilização daquele sistema operativo, a partir do qual lançou no inicio do ano um protótipo.



Nesta área a Samsung é o fabricante com mais plataformas licenciadas: Symbian, Palm OS, Pocket PC da Microsoft e Windows Powered Smartphone platform. Os equipamentos fabricados com base nestas plataformas estão já no mercado.

Notícias Relacionadas:

2002-10-23 - Samsung licencia sistema operativo Symbian para a sua nova linha de smart phones

2003-03-14 - Cebit 2003 - Palm OS 5.2 estreia-se em SmartPhone da Samsung