A Nokia e a STMicroelectronics anunciaram uma especificação para o módulo de câmara dos terminais móveis que tem como objectivo acelerar a normalização de processos e melhorar a qualidade e performance desta funcionalidade, integrando-a por completo no sistema do equipamento.



A nova especificação que se denomina Standard Mobile Imaging Architecture (SMIA) pretende cobrir todos os aspectos relativos aos interfaces e sistemas de particionamento do módulos de câmara para terminais móveis, incluindo eléctricos, mecânico e funcionais, endereçando também outras fundamentais como a caracterização e performance óptica.



O esforço de normalização representado pelo SMIA dá resposta às necessidades dos vendedores de terminais em trabalharem como vários fornecedores, representando também um incremento ao nível da qualidade e resolução disponível, explica um comunicado, acrescentando que a especificação está disponível de forma gratuita para a indústria de imaging móvel, através de um site.



Na origem do trabalho de normalização está a resposta a um mercado em crescimento e a criação de mecanismos para que a qualidade dos equipamentos se torne cada vez mais independente dos fabricantes de câmaras. Segundo as previsões da Nokia, este ano deverão ser vendidos 200 milhões de terminais móveis com câmara incorporada, um valor que nos anos seguintes continuará a crescer.


Em comunicado a Nokia refere que trabalhou com a ST nesta especificação ao longo de dois anos, durante os quais as duas empresas cederam propriedade intelectual.



As empresas esperam que o novo standard tenha também efeitos ao nível dos custos, consequência da optimização da arquitectura dos terminais com câmara como um todo, pondo de lado a actual visão de que a funcionalidade fotográfica é mais um subsistema periférico do equipamento.



O SMIA especifica os sub-elementos de particionamento da imagem, que permitirão uma evolução independente da tecnologia e do seu design, através de seis capítulos diferentes que englobam todos os aspectos fundamentais do módulo de câmara, refere o comunicado.



Notícias Relacionadas:

2004-02-13 - Fabricantes de impressoras querem normalização em fotografias capturadas através de telemóveis