Pretendendo reforçar a sua presença na área das comunicações para o sector da segurança, a EADS quer adquirir a unidade de Professional Mobile Radio da Nokia, num negócio que transforma a empresa no maior player do mercado de tecnologia TETRA e TETRAPOL. A aquisição levará à transferência do know-how da Nokia em infra-estruturas e terminais para a EADS, assim como à mudança dos 325 funcionários empregues nesta unidade de negócios.



A EADS - European Aeronautic Defence and Space Company - já detém um negócio significativo na área de comunicações seguras, uma unidade integrada na divisão de Defence and Security Systems Division (DS) que gerou receitas de 5,4 mil milhões de euros em 2004 e tem cerca de 24 mil funcionários em 10 países. Com a junção do negócio TETRA da Nokia a empresa passará a cobrir um mercado que abrange 56 países e 130 clientes de soluções de comunicação de segurança.



"Pensamos que este mercado tem um potencial global, podendo atingir os 1o mil milhões de euros nos próximos cinco anos", afirma Stefan Zoller, CEO da EADS Defence and Communications Systems (DCS), adiantando que o facto de dominar as duas principais plataformas tecnológicas permitirá à empresa ser mais inovadora e responder à evolução das necessidades dos clientes.



A tecnologia TETRA e TETRAPOL é utilizada para suportar comunicações sem fios de organizações de segurança em todo o mundo, nomeadamente polícias, bombeiros ou outras actividades onde as comunicações privadas e seguras podem ser críticas. O mercado de soluções é actualmente muito competitivo e a junção do negócio da Nokia com o da EADS permite um avanço em termos de posição de mercado.



Ao mesmo tempo esta venda da unidade de Professional Mobile Radio permite à Nokia uma maior concentração no negócio dos telemóveis, a sua principal área de actuação.



O negócio está ainda sujeito à aprovação das entidades reguladoras, esperando-se que esteja concluído antes do final de 2005.

Notícias Relacionadas:

2005-01-27 - Nokia divulga crescimento de 3% nas receitas e anuncia 40 novos terminais para 2005

2003-09-29 - Nokia reestrutura organização para sintonizar necessidade de convergência