A Nokia e a Kodak anunciaram hoje a assinatura de um acordo de cooperação que permitirá aos utilizadores de telemóveis da empresa finlandesa usufruir de uma série de soluções avançadas de fotografia, desde o armazenamento até à impressão, da responsabilidade da conhecida fabricante de máquinas e filmes fotográficos. Aproveitando a ocasião, as duas empresas comprometeram-se ainda a desenvolver serviços de kiosk printing e outras soluções de impressão em retalho que facilitem a passagem das fotos digitais dos seus clientes a papel. A Nokia aproveitou ainda o dia de hoje para apresentar novos modelos de telemóveis, acessórios e soluções de software para operadores.



O serviço desenvolvido em parceria com a Kodak destina-se aos portadores dos novos aparelhos Nokia equipados com câmara fotográfica, nomeadamente as séries 3650, 7650 e 6600 (hoje lançada), que desta forma poderão fazer upload, guardar imagens em álbuns fotográficos digitais disponíveis online, partilhar e ordenar a impressão de fotos a partir do seu telemóvel, usando para o efeito o serviço Kodak Picture Center Online.



Este serviço será distribuído nos novos telemóveis, no caso das séries 3650 e 6600 da Nokia, estando também disponível para download gratuíto nos sites da Kodak e da fabricante de telemóveis para utilizadores actuais dos modelos Nokia 7650 e 3650.



O Kodak Picture Center Online Service foi lançado hoje na Europa e deve estar disponível nos países da zona Ásia-Pacífico na segunda metade de 2003. Quanto aos EUA, a Kodak já tem um serviço idêntico, o Ofoto, para os utilizadores dos Nokia 3650 com câmara fotográfica.



Paralelamente a Nokia aproveitou o Nokia Press Update que hoje decorre em Helsinquia para apresentar novos modelos de telemóvel, dos quais se destacam o 3100 e o 6600, que devem chegar às lojas no terceiro e quarto trimestres deste ano, respectivamente. O primeiro é um aparelho que a empresa destina a um segmento jovem e arrojado, distinguindo-se pelo material luminescente que é utilizado para o seu fabrico e ainda por um ecrã a cores de alta definição, serviço de MMS e novos jogos que tiram proveito das potencialidades do ecrã. Este telemóvel não têm câmara fotográfica incluída mas pode ser combinado com a Fun Camera, também hoje apresentada, que permite guardar até 50 imagens na sua memória de 8 MB.

Também hoje apresentado, o 6600 é um aparelho um design sofisticado que possui câmara de vídeo, um ecrã a cores de elevadas dimensões, zoom digital e gravador de vídeo, sendo ideal para negócios uma vez que possui aplicações empresariais multitarefas, personal information management (PIM) e permite o acesso a contas de email seguras.



Durante este evento anual a Nokia comunicou também que já iniciou as entregas dos primeiros Nokia 6650, o telemóvel de terceira geração que garante a utilização sobre redes GSM e/ou WCDMA. Dirigido aos profissionais que viajam para várias regiões do mundo, o Nokia 6650 pode ser usado em sistemas GSM 900/1800, disponíveis na Europa, assim como nas redes WCDMA já em funcionamento no Japão. Ao mesmo tempo garante o acesso a funcionalidades de serviços de dados da terceira geração de redes móveis mantendo em simultâneo a interoperabilidade com o GSM.




Notícias Relacionadas:

2003-05-29 - Nokia lança novo telemóvel para aqueles com "paixão pela escrita"

2003-04-18 - Nokia supera estimativas e prevê resultados piores para segundo trimestre

2003-03-28 - Kodak apresenta novidades na Fotimag

2002-10-10 - Kodak renova quiosques Picture Maker com equipamentos modulares