A Nokia vai integrar a tecnologia DRM da Microsoft no sistema operativo dos telemóveis que fabrica, avançaram ambas as empresas em comunicado. A companhia finlandesa vai licenciar e incluir a tecnologia PlayReady DRM no sistema S60, a plataforma de software móvel mais utilizada na indústria.



A tecnologia da Microsoft permite que os utilizadores partilhem conteúdos protegidos, como música, jogos ou vídeos, entre telemóveis, computadores e outros dispositivos. Esta medida reflecte uma estratégia dos fabricantes de telefones móveis que, à medida que vêem cair, ou a estabilizar, o número de vendas começam a centrar-se em ofertas de serviços e conteúdos multimédia diferentes, uma forma de conseguirem receitas extra.



Por sua vez, com esta aposta, a Microsoft vê uma porta para continuar a aumentar a sua participação junto do mercado móvel.



A Nokia espera que os primeiros terminais a incluir a tecnologia DRM PlayReady esteja disponíveis no mercado já no próximo ano.



Este acordo chega num momento crucial para a fabricante finlandesa que está amplamente focada na criação de novos serviços para os seus telemóveis, o que pode vir a incluir o lançamento do seu próprio serviço de descargas de músicas, um processo resultante da aquisição da Loudeye, um dos principais distribuidores de música digital.



Resta apenas salientar que a tecnologia de protecção de direitos será incluída na plataforma S60 que é utilizada também em equipamentos fabricados pela LG Electronics e Samsung. Curiosamente o S60 é o principal rival do Windows Mobile, o sistema operativo da Microsoft para equipamentos de telefonia móveis.




Notícias Relacionadas:

2007-08-02 - Nokia duplica lucros no segundo trimestre

2007-07-24 - Nokia diversifica oferta com a aquisição de rede social online