A Nokia apresentou hoje o modelo 6650, o seu primeiro terminal móvel 3GPP (Third Generation Partnership Project) que opera nas frequências GSM 900/1800 e sob o protocolo WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access), uma tecnologia de comunicações móveis e sem fios para as redes de terceira geração.



A fabricante finlandesa explica em comunicado que o novo modelo apresenta um ecrã a cores de grande dimensão, câmara com capacidade para registar imagens fotográficas ou vídeo, assim como voz e múltiplas opções de conectividade de dados.



Este é assim, o primeiro terminal da gigante dos telemóveis que possibilita o registo de imagens vídeo acompanhadas de som. A câmara VGA integrada é facilmente activada abrindo a tampa que a cobre. Além das fotografias, é possível capturar clips vídeo com a duração máxima de 20 segundos. Essas imagens podem depois ser enviadas para terminais compatíveis e endereços de correio electrónico ou armazenadas no aparelho.



Com a PC Suite que o Nokia 6650 traz quando adquirido, os utilizadores podem ainda ver ou editar os conteúdos multimédia capturados pelo telemóvel num computador pessoal, sendo igualmente viável sincronizar dados pessoais como a agenda ou os contactos entre PC e telefone.



O mais recente modelo da gigante dos telemóveis também inclui o browser WAP 1.2.1 suportado por GPRS, tecnologia MIDP Java 1.0 para o download de aplicações adicionais, suporte para toques polifónicos, uma aplicação wallet para transacções electrónicas e possibilidades de conexão através de USB, Bluetooth e infra-vermelhos.



O terminal deverá chegar às "mãos" das operadoras para teste das redes 3G durante o quarto trimestre deste ano e só depois, dependendo do cumprimento ou não dos tempos para o início do funcionamento das redes WCDMA e da maturidade da interoperabilidade entre redes, serviços e terminais, acontecerá o lançamento comercial do Nokia 6650 que está previsto para a primeira metade de 2003.



Notícias Relacionadas:

2002-09-06 - Nokia aposta no lançamento de mais telemóveis MMS a cores

2002-07-11 - Nokia 7650 no mercado nacional a partir do mês de Julho

2002-02-11 - Nokia realiza primeira chamada de pacotes de dados via IP através de rede 3G WCDMA