O Nokia N97 vai começar a ser comercializado este mês num conjunto de mais de 75 países, onde se inclui Portugal. Por terras lusas o equipamento é lançado a 26 de Junho, com um preço que deverá rondar os 700 euros.

Apresentado no final do ano passado, e com a alcunha interna de "computador móvel", o modelo combina um touchsreen de 3,5 polegadas com um teclado qwerty deslizante, 32 GB de memória interna e acesso aos serviços Ovi.

O Nokia N97 é o primeiro telefone da marca a possibilitar a personalização do ecrã inicial através de widgets, como os que fornecem acesso rápido às redes sociais ou permitem a recepção de notícias de agências.

Entre as funcionalidades oferecidas, a fabricante destaca ainda a capacidade de actualização e acréscimo de recursos ao telemóvel, como acontece nos computadores. Sem adiantar mais detalhes, a Nokia remeteu para o segundo semestre, a apresentação da lista de novas funções que poderão ser adicionadas ao smartphone.

"O nosso objectivo é ter um sucesso idêntico ao do N95" referiu Jonas Geust, responsável pela Série N, citado pela Bloomberg. "Não queremos que seja um produto de nicho", acrescentou.

Segundo a Nokia, o N95 vendeu somava mais de dez milhões de unidades em todo mundo até ao fim de Março.

Nota de Redacção: A imagem que acompanhava inicialmente o texto foi substituída por uma fornecida pela Nokia no comunicado que anuncia o lançamento do N97.