A Nokia juntou-se à Philips e à Sony na criação do NFC Forum, uma organização não lucrativa para a promoção de standards e aplicações baseadas em Near Field Communication, uma tecnologia que permitirá o acesso a conteúdos e serviços e a transferência de dados apenas pela proximidade dos dispositivos.



A tecnologia tem três aplicações principais, segundo os seus promotores: os pagamentos móveis seguros, a comunicação peer-to-peer e o acesso à informação "em movimento".



Desenvolvida em conjunto pela Philips e pela Sony, a NFC resulta da combinação das tecnologias de identificação de frequência rádio (RFID) e de interconexão e funciona na frequência 13.56 MHz permitindo a transferência de dados entre equipamentos compatíveis com a tecnologia, tais como telemóveis, máquinas fotográficas digitais e PDAs bem como computadores pessoais e portáteis, consolas de jogos ou periféricos, numa distância de até 20 centímetros.



"A visão do NFC Forum passa por permitir que os utilizadores possam aceder aos conteúdos e serviços de uma forma intuitiva", indica Scott McGregor, presidente e director executivo da Philips Semiconductors, em comunicado, ao mesmo tempo que salienta que a iniciativa está
a aberta à participação de outras empresas "desde as comunicações móveis ao desenvolvimento de conteúdos".



Os membros do novo fórum, cuja criação será formalizada daqui a duas semanas, afirmam que a NFC não pretende substituir outras tecnologias, como os infra-vermelhos ou o Bluetooth, sendo antes complementar. De acordo com o explicado ao Register, a ligação será iniciada pela tecnologia NFC, mas como apresenta taxas de transferência de dados muito lentas, terá que ser substituída por outras tecnologias nesta função.



Os produtos NFC para teste estão actualmente disponíveis e no final do ano deverá surgir a primeira aplicação a comercializar, que segundo o indicado pelos seus promotores, se destinará à instalação fácil de redes Wi-Fi domésticas.


Notícias Relacionadas:

2002-09-06 - Philips e Sony definem nova tecnologia de comunicações de proximidade por rádio-frequência

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.