O aumento do portfólio de terminais e a apresentação do roadmap para a área do software móvel estiveram em destaque no primeiro dia da conferência anual da Nokia, que decorre entre hoje e amanhã simultaneamente em Singapura e Helsinquia. Confrontada com uma quebra de quota de mercado, a empresa finlandesa pretende desta forma revitalizar o portfólio de produtos, assegurando as venda num mercado que continua a crescer.



Entre os novos telemóveis apresentados - cinco ao todo - encontram-se três de modelo concha de gama média, dois smartphones e aquele que é anunciado como o telefone 3G GSM/WCDMA mais pequeno do mundo. Modelos que, segundo Jorma Ollila, presidente do conselho de administração e director executivo da Nokia, irão "fortalecer e tornar mais competitiva" o portfólio de produtos da fabricante finlandesa.



Para o próximo ano a empresa espera que a tecnologia Wi-Fi passe também a integrar a maioria dos seus modelos destinados a empresas e alguns dos terminais lançados para a área de consumo, segundo afirmou hoje em conferência de imprensa.



A Nokia decidiu igualmente actualizar as estimativas de venda para 2004, ano em que prevê que o mercado global de telemóveis se aproxime dos 600 milhões de unidades, "das quais um terço terão câmara integrada", salientou Matti Alahuhta, vice-presidente executivo da Nokia, durante o encontro anual.



O responsável afirma que a média diária de novos subscritores de redes móveis para este ano ronda os 800 mil e mediante tal "esperamos que a base de subscrição móvel alcance os dois mil milhões em 2007, um ano antes do que o previsto anteriormente por nós". Durante o primeiro trimestre deste ano, a Nokia diz ter vendido 44,7 milhões de equipamentos, o correspondente a uma quota de mercado de cerca de 32 por cento.



Opinião divergente tem a Gartner, que numa análise de mercado recente relativa aos primeiros três meses deste ano, aponta para uma queda da quota de mercado da fabricante finlandesa, que se situará abaixo dos 30 por cento, em detrimento das suas concorrentes (ver Notícias Relacionadas)



Segundo dados da Nokia, existem aproximadamente seis milhões de subscritores de redes 3G WCDMA a nível mundial, e 2004 será um ano importante para a tecnologia. A fabricante prevê que até ao final do ano estejam comercialmente operacionais 60 redes 3G WCDMA.



O primeiro dia da conferência anual serviu igualmente para alinhar os planos para a área do software, com a Nokia a anunciar a segunda edição da plataforma Series 60. A nova versão irá concentrar-se nas aplicações destinadas a empresas e no desempenho superior em diferentes tipos de rede. Ollila fez questão de salientar que a fabricante irá continuar a empenhar-se na cooperação com os seus clientes "tal como tem feito até à data" para tentar responder às diferentes necessidades do mercado.



Notícias Relacionadas:

2004-06-08 - Vendas do primeiro trimestre acentuam quebra na quota de mercado da Nokia