A recém formada joint-venture entre as unidades de redes da Siemens e da Nokia vai inaugurar um novo centro de Inovação em Portugal. A localização escolhida pelas companhias é Aveiro, que irá acolher a nova estrutura dedicada à investigação e desenvolvimento na área das comunicações ópticas e das plataformas de gestão de redes de telecomunicações.



O novo centro de inovação da Nokia Siemens Networks será inaugurado na próxima segunda feira, 7 de Maio, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da república, Aníbal Cavaco Silva.



A Siemens já mantinha em Portugal quatro centros de inovação, que serviam todo o grupo alemão e que ao longo dos últimos anos fizeram aumentar o investimento da empresa no país.



Os centros já em funcionamento nas instalações da Siemens em Portugal estão dedicados às comunicações ópticas, comunicações multimédia, soluções domésticas de entretenimento e gestão de redes de telecomunicações.



O último dos quatro centros de inovação criados pela Siemens em Portugal está dedicado à área de gestão de redes de telecomunicações e entrou em funções em Junho do ano passado. Beneficiando de um investimento de 23 milhões de euros, esta nova estrutura dedica-se em exclusivo à exportação e ocupa-se de um conjunto de funções que vão desde a concepção e criação de sistemas até ao suporte online 24 horas por dia de plataformas e soluções de clientes.



O campus da Siemens em Alfragide, onde estão os quatro centros de inovação já criados pela empresa alemã integra cerca de 400 engenheiros.



A Nokia Siemens Networks começou a funcionar a 1 de Abril deste ano e resulta da fusão entre a unidade de redes das duas companhias. De acordo com as estimativas apresentadas pelas empresas quando anunciaram o negócio, a fusão vai permitir poupanças de 1,5 mil milhões de euros até 2010 e reduzir 9000 dos 60 mil trabalhadores que ambas as unidades de negócio das companhias empregavam antes do acordo.



Notícias Relacionadas:

2006-06-02 - Laboratório de gestão de redes da Siemens recebe investimento de 23 milhões de euros

2006-02-22 - Siemens investe 55 milhões de euros em I&D e aloca 500 engenheiros para novo centro de inovação