A Nokia Siemens Networks recebeu autorização do regulador para efectuar testes temporários às tecnologias GSM, LTE (Long Term Evolution) e DVB-H, o standard para recepção de televisão digital em terminais móveis.



Estes testes, comunicados hoje pelo regulador, tiveram início a 18 de Maio e vão prolongar-se até 25 de Maio. Têm como objectivo a realização de ensaios técnicos e demonstrações e gozam de uma dispensa temporária de licenciamento de estações.



Os testes a realizar serão acompanhados pela Anacom que pretende aceder às suas conclusões, quer em termos tecnológicos, quer no que respeita ao potencial de mercado dos serviços assentes nas tecnologias em questão.



O regulador sublinha que desta autorização temporária não resulta qualquer obrigação ou condicionante à utilização futura de frequências, reservadas aos serviços de televisão digital terrestre ou radiodifusão sonora digital terrestre.



Recorde-se que a Nokia tem vindo a desenvolver experiências na área da componente móvel da televisão digital terrestre em vários pontos da Europa ao longo dos últimos dois anos.



Em Portugal, já tinha anunciado uma parceria com a Vodafone e a Media Capital para testar a aplicabilidade dos serviços móveis de TDT na zona de Lisboa, que pouco tem evoluído com a inexistência de datas concretas para a atribuição de licenças e rool out de ofertas de TDT.



Notícias Relacionadas:

2006-07-17 - Vodafone quer realização de novo concurso para a TDT ainda este ano