O número de reclamações visando os serviços da NOS, que entre janeiro e junho deste ano chegaram ao regulador das comunicações eletrónicas, foi de 0,99 por cada mil clientes. Os concorrentes mais diretos, MEO e Vodafone, saíram-se melhor no período em análise com 0,54 queixas por cada mil clientes.

Mas a tendência mais vincada nos números esta quarta-feira revelados pela Anacom é mesmo a diminuição no número de reclamações relacionadas com serviços de comunicações eletrónicas no período. No total foram apresentadas 27.397 queixas, menos 19,6% que no semestre anterior e menos 14,5% que nos mesmos seis meses do ano passado. A diminuição do número de queixas reflete-se em todos os serviços e para os vários operadores.

Questões relacionadas com a venda do serviço (18,8% do total), o cancelamento (14,1%) e a faturação (12,4%) continuaram no topo da lista de reclamações apresentadas à Anacom nestes seis meses. Os problemas com equipamentos também mantêm um peso importante, tendo motivado 12,3% das reclamações recebidas. Estes quatro tópicos canalizaram aliás, mais de metade das reclamações analisadas. 

Em termos concretos, os pacotes de serviços são a oferta que motiva mais reclamações (7.353) e nesta área foi a Vodafone que se destacou pela negativa, liderando no número de queixas apresentadas pelos utilizadores, com 2,97 reclamações por cada mil clientes. O segundo serviço com mais reclamações foi o de comunicações móveis (7.341). Seguem-se a televisão por subscrição e o acesso móvel à Internet, com números significativamente inferiores: 2.047 no caso da TV e 1.393 no que se refere à Internet móvel.

Os dados também referem o número de reclamações relativas ao serviço de Televisão Digital Terrestre. Entre janeiro e junho somaram-se 234, metade das que tinham sido apresentadas no semestre anterior, quase o mesmo que na comparação com o primeiro semestre do ano passado.

 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.