Incentivado pelos serviços e terminais que acompanham a nova fase do Vodafone live! cujo arranque foi oficializado esta manhã, o número de clientes de terceira geração móvel da Vodafone Portugal deverá crescer para um terço da base total no espaço de três anos, disse António Carrapatoso, presidente da operadora.



O responsável explicou ainda que o crescimento do número de subscritores de tecnologia UMTS que se fará sentir com maior incidência no que diz respeito às receitas, já que os serviços contratados por estes clientes geram mais ganhos para a operadora. Actualmente, a Vodafone soma menos de 10 mil clientes na área da terceira geração móvel e o objectivo a três anos é fazer aumentar este valor em algumas dezenas de milhar, acrescentou António Carrapatoso.



A par da disponibilização dos novos serviços, terminais e modelo tarifário do Vodafone live!, a operadora prepara igualmente a expansão da sua rede de cobertura 3G que deverá chegar a 80 a 90 por cento da população em 2007, quando a mesma se situa actualmente nos 45 por cento. "Hoje temos mais de 800 estações 3G, estando previsto que até ao final deste ano a rede Vodafone irá abranger todas as capitais de distrito, apostando na cobertura mais alargada do litoral", referiu por sua vez António Coimbra.



Depois de chamar a este primeiro ano de UMTS uma fase experimental que serviu essencialmente para mostrar que a tecnologia funciona, António Carrapatoso considera que só a partir de agora é que se poderá perceber realmente o que os utilizadores querem da terceira geração. "Esta é uma fase de constatação da forma como preferimos utilizar o 3G", acrescentou Carrapatoso.



Vodafone live! com novos terminais, serviços e tarifas associadas



A segunda fase da oferta da Vodafone Portugal para a área do UMTS compreende um conjunto de oito novos terminais, lançados entre este mês e o próximo, com destaque para o topo de gama Sharp 902 que integra uma câmara de dois megapixels. Saliente-se igualmente a disponibilização de um terminal 3G de preço inferior a 300 euros, o Motorola C980, que incluirá acesso ao Mobile Music, um dos novos serviços disponibilizados a partir do portal Vodafone live!.



O portal Vodafone live! está agora mais rápido e intuitivo, diz a operadora, apresentando novos conteúdos proporcionados pelas parcerias nacionais e internacionais estabelecidas. Entre os serviços disponíveis contam-se os jogos a 3D, a TV em directo, os golos e resumo da jornada e o já mencionado Mobile Music, um serviço que vai permitir o download de música para o portfólio de telemóveis agora introduzido.



O Vodafone live! compreende também uma nova forma de taxação que se vai basear numa espécie de "bilhete de entrada". Em troca de 0,25 euros, os utilizadores pagam o acesso ao portal, através do qual podem navegar livremente.



A campanha promocional de lançamento desta segunda fase compreende o acesso gratuito ao portal até 1 de Março de 2005, assim como a realização de vídeochamadas ao preço das chamadas de voz, ou o download gratuito de cinco faixas de música por mês.



Adicionalmente, aqueles que subscreverem os serviços 3G até ao final de 2004 poderão beneficiar duma promoção especial pelo período de um ano, escolhendo um número da rede Vodafone para realizar chamadas de voz ou vídeo com 50 por cento de desconto ou em alternativa, subscrever por 80 euros ao mês um pacote de 1.000 minutos de chamadas de voz e vídeo para a rede Vodafone ou rede fixa.



Notícias Relacionadas:

2004-05-04 - Vodafone lança serviço de videochamada em 3G e oferece descontos na compra de 2 terminais

2002-11-06 - Vodafone concretiza promessas do 3G com Vodafone live!