A Anacom acaba de revelar os dados estatísticos do serviço fixo de telefone relativos ao último trimestre de 2005 onde se verifica a tendência de queda do tráfego total e também do número de clientes. O regulador do mercado diz que no ano de 2005 o tráfego total atingiu 10, 269 mil milhões de minutos, menos 13,9% que em 2004.

Mais uma vez esta descida é atribuída à queda acentuada do tráfego de acesso à Internet dial-up, motivada pela forte expansão do acesso à Internet através de tecnologias de banda larga.

Já em número de clientes a quebra é menos acentuada e ronda o 1,6 por cento no último trimestre, altura em que se registavam 3,133 milhões de clientes de acesso directo. A Anacom sublinha que os novos operadores conseguiram nos últimos três meses do ano um aumento significativo do número de clientes de acesso directo, numa subida de 19,1%, para o que "contribuíram as novas ofertas suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote de telefonia fixa e de televisão por cabo e/ou Internet".

De acordo com a informação da Anacom, estas ofertas contribuíram também para a estabilização, em termos anuais, do número de clientes de acesso directo do Serviço Telefónico Fixo.

O Grupo PT mantém a descida gradual da sua quota de mercado, que se situa agora nos 88,9 por cento, reduzindo dois pontos percentuais em relação aos valores do trimestre anterior e 4,9 por cento na comparação com os números de 2004.

No total, o número de acessos telefónicos principais era de 4,127 milhões, o que corresponde a uma taxa de penetração de 40 acessos por 100 habitantes. O Grupo PT é detentor de 89 por cento desses acessos.

Notícias Relacionadas:

2006-03-06 - Anacom cria gama de numeração para serviço VoIP mas permite uso de números geográficos

2006-01-31 - Número de lacetes desagregados cresce exponencialmente em 2005
2005-10-27 - Número de clientes de serviço telefónico fixo aumenta ligeiramente no terceiro trimestre