A NTT DoCoMo anunciou uma nova tecnologia que permitirá aumentar a velocidade de transmissão de dados nos seus terminais de terceira geração, em cerca de 30 vezes. Segundo a empresa nipónica esta tecnologia garantirá que o seu serviço de aplicações de terceira geração (FOMA) tenha uma qualidade equiparada à de um serviço ADSL.



A tecnologia deverá estar operacional em 2005, embora o primeiro protótipo do aparelho seja apresentado já este ano, permitindo à NTT DoCoMo fornecer aos seus clientes televisão, vídeo e som de alta qualidade, através do FOMA.



A tecnologia desenvolvida pelo operador utiliza uma forma de transmissão da dados mais eficiente já que faz alocar para utilizadores específicos frequências capazes de suportar um uso intensivo, permitindo uma velocidade máxima de transmissão de dados de 14Mbps, contra os 384kbps, suportados actualmente, relata o NeAsia.



A KDDI, concorrente da NTT DoCoMo, foi uma dos primeiros operadores a anunciar serviços de televisão e vídeo em terminais móveis com alta velocidade de transmissão, cerca de 2,4Mbps, contudo o projecto falhou.



O FOMA já permite uma velocidade de ligação à Internet em banda larga através de telemóvel 40 vezes superior às redes actuais, podendo atingir os 384 kbps de download e os 64 kbps para upload. Estes valores já permitem efectuar ligações telefónicas com vídeo e fornecer outros serviços de imagem com qualidade razoável.



Notícias Relacionadas:

2003-05-16 - DoCoMo prolonga prazo para atingir estimativas com 3G

2002-12-26 - DoCoMo e AT&T iniciam serviço 3G nos EUA em Dezembro de 2004

2001-10-01 - NTT DoCoMo inaugura o primeiro serviço 3G

2001-04-23 - DoCoMo e Vodafone lutam pela supremacia no 3G