A NTT DoCoMo, operadora japonesa de redes de comunicações móveis, anunciou recentemente que está a colaborar com a Apple para introduzir a plataforma QuickTime de distribuição de conteúdos multimédia nos seus telemóveis de terceira geração, de acordo com a publicação online .


Dentro de poucas semanas, a Apple irá introduzir uma nova versão da tecnologia de software multimédia, QuickTime 6, que suporta o Third Generation Partnership Project (3GPP) - um conjunto de padrões de telecomunicações para sistemas móveis. O 3GPP baseia-se no formato MPEG-4 para a distribuição de áudio e vídeo digital a PCs, set-top boxes e dispositivos sem fios.


A operadora japonesa afirmou que irá apoiar o 3GPP, prevendo-se que venha a integrar este conjunto de padrões nos seus futuros modelos de telemóveis, embora não tenha sido divulgado uma data final para que tal aconteça. A NTT DoCoMo acrescentou ainda que irá oferecer serviços de assinatura aos seus clientes para ver clips vídeo de notícias e desporto em QuickTime. Os utilizadores poderão também ver trailers de um filme, localizar salas de cinema onde o filme está a ser exibido e comprar os bilhetes.


A NTT DoCoMo revelou que irá lançar nas próximas semanas três novos modelos de telemóveis 3G fabricados pela NEC, Fujitsu e Matsushita, que irão incorporar características como ecrãs a cores e acesso a email e a agenda electrónica. Os dispositivos suportam a tecnologia de Wideband Code Divison Multipe Access (WCDMA) e integram baterias com uma duração de 170 a 180 horas em modo standby, assim como uma câmara digital.



Recorde-se que o formato MPEG-4 foi criado pelo Moving Pictures Experts Group (MPEG), o organismo que foi também responsável pela criação dos formatos MPEG-1 e MPEG-2 que permitiram a difusão de vídeo em CD-ROMs e na televisão digital. O MPEG-4 é um standard para a distribuição de conteúdos em streaming pela Web, sendo considerado crucial para o fornecimento de áudio e vídeo de elevada qualidade para dispositivos sem fios.


No início deste ano, o MPEG-4 Industry Forum anunciou os 29 produtores de software MPEG-4 que completaram três rondas de testes de interoperabilidade com vista à criação de um padrão para que os ficheiros funcionem com uma série de opções de reprodução.



Notícias Relacionadas:

2002-07-17 - Apple disponibiliza versão final de QuickTime 6 com base no formato MPEG-4
2002-06-05 - Versão de teste do novo QuickTime utiliza formato MPEG-4
2002-02-13 - Apple, Sun e Ericsson juntam-se para apoiar norma MPEG-4
2001-12-12 - RealNetworks suporta novo standard MPEG-4