A NTT DoCoMo revelou recentemente os seus novos telemóveis iMode da linha Mova 505i, uma série de seis terminais compatíveis com redes 2G que deverão estar comercialmente disponíveis a partir de Julho. Todos os modelos possuem uma câmara digital integrada, sendo que três deles captam imagens com qualidade superior a um milhão de pixels, equivalente a algumas máquinas fotográficas digitais comercializadas no mercado.
O modelo com o maior número de pixels é o SO505i da Sony Ericsson, contando com aproximadamente 1,3 milhões de pixels. Tirar fotografias com este terminal assemelha-se à utilização de uma câmara digital separada, de forma a evitar desfocagem devido ao facto de os utilizadores tremerem ligeiramente durante o uso deste tipo de dispositivos.
O seguinte modelo em termos de números de pixels é o F505i da Fujitsu, contando com cerca de 1,23 milhões, seguido pelo SH505i da Sharp, com um milhão - de um conjunto válido de 786 mil. O D505i da Mitsubishi Electric possui cerca de 630 mil pixels, mas com a adopção da sua tecnologia proprietária Super CCD, o aparelho aumenta o número máximo de unidades válidas para cerca de 1,23 milhões.
Todos os modelos da linha 505i incorporam ainda uma funcionalidade de controle remoto de electrodomésticos, através de uma porta de infravermelhos, um slot para memória externa do tipo cartão - Memory Stick Duo ou mini SD - e suporte da tecnologia de animação Flash,
desenvolvida pela Macromedia, no browser.
Em termos de funções individuais dos modelos, o F505i, por exemplo, incorpora um sistema de segurança baseado na autenticação por impressão digital. É possível configurar o sistema para impedir a realização de chamadas de voz e o envio e recepção de email se a impressão digital do utilizador registado não for confirmada.
Para além disso, os modelos F505I, P505i e SH505i podem ler códigos de barras mediante a utilização de uma câmara digital. É ainda possível registar dados de contacto de outras pessoas, como números de telefone e endereços de email, no terminal se um cartão de apresentação tiver impresso um código de barras especial.
Outra funcionalidade desta linha de telemóveis é o i-appli DX um novo serviço que permite que uma maior gama de dados concebidos em Java possam ser transferidos por download de uma só vez, assim reduzindo o número de ligações. Por outro lado, a capacidade de armazenamento de dados destes modelos
permite-lhes guardar dados de páginas da Web e melodias de toque.
Notícias Relacionadas:
2003-02-24 - NTT DoCoMo introduz tecnologia Macromedia Flash em telemóveis i-mode
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários