A NTT DoCoMo lançou um guia de especificações do seu serviço i-mode em língua inglesa. Num movimento claramente determinado a alargar o potencial de parceiros ocidentais para o lançamento deste serviço noutros países, o documento ficou disponível no site da empresa de telecomunicações móveis japonesa desde segunda-feira.



O contributo para o desenvolvimento de equipamentos compatíveis com o protocolo i-mode e para a facilitação do trabalho de fabricantes em conjunto com operadores de telecomunicações para o desenvolvimento de produtos de multimédia sobre redes móveis são as razões apresentadas pela DoCoMo para divulgar agora estas especificações.



Em comunicado oficial a NTT DoCoMo adianta que as especificações abrangem os protocolos utilizados na comunicação, segurança, interface de utilizador, download de dados e troca de mensagens. Para fazer download do ficheiro em formato pdf é necessário ler e mostrar ter tomado conhecimento de uma declaração de renúncia de responsabilidade apresentada pela empresa de telecomunicações móveis.



Embora a NTT DoCoMo saliente logo no início do documento das especificações que estas não se referem directamente às características do serviço que está actualmente em funcionamento no Japão, o guia apresenta uma definição de características baseada neste original.



O comunicado da empresa adianta ainda que a DoCoMo está a trabalhar com vários parceiros para o desenvolvimento de serviços multimédia para redes móveis e para o alargamento do i-mode a outras áreas geográficas fora do Japão. Na Europa foram já avançadas parcerias com a KPN Mobile e a Telecom Italia Mobile, enquanto nos Estados Unidos o desenvolvimento está a ser feito com a AT&T Wireless.



Alguns problemas de compatibilidade parecem, porém, ter atrasado os desenvolvimentos deste serviço nos operadores europeus, embora a data prevista para o seu lançamento seja Março de 2002.

Notícias Relacionadas:

2001-07-17 - DoCoMo atrasa serviço de Internet móvel na Europa

2001-03-14 - AT&T com i-mode a partir do próximo ano