Revelador de um crescimento de 9,5 por cento comparativamente a 2002, o número de assinantes do serviço telefónico móvel alcançou os 9,34 milhões no final do ano passado, revelam os dados recolhidos pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).



Com a angariação de 800 mil novos clientes pelos três operadores móveis, a taxa de penetração do serviço subiu 3,8 por cento face ao trimestre anterior para os 89,8 telefones por cem habitantes, acima da média europeia, que se situou nos 86, refere o regulador.



Setenta e nove por cento dos 9,34 milhões de clientes existentes a 31 de Dezembro de 2003 continuavam a preferir a modalidade de pré-pago como forma de adesão ao serviço. Do total de números activos, cerca de 23,6 mil foram portados entre operadores móveis, o que corresponde a um aumento da adesão à possibilidade de portabilidade na ordem dos 300 por cento face ao ano anterior.


Em 2003, as redes móveis originaram em Portugal 5,8 mil milhões de chamadas que por si só geraram mais de 10 mil milhões de minutos, valores correspondentes a crescimentos anuais de quatro e oito por cento, respectivamente.



De forma idêntica ao observado em trimestres anteriores, a maior parte das chamadas corresponde a ligações dentro da mesma rede, seguindo-se as chamadas com início ou fim em outras redes móveis e só depois as ligações de ou para redes fixas.



O tráfego com a evolução mais positiva durante o passado ano foram as comunicações entre redes móveis diferentes, mas todos os tipos de tráfego aumentaram, à excepção das ligações de telefones móveis para telefones fixos - que decresceram três por cento - e das ligações de telefones fixos para telefones móveis, que caíram por cento.



Ao longo dos 12 meses em análise, foram enviadas aproximadamente 2,3 mil milhões de mensagens escritas, um aumento de 12 por cento comparativamente a 2002.



Notícias Ralacionadas:

2004-01-02 - Redes móveis angariam 330 mil assinantes entre trimestres

2003-09-08 - Serviço móvel atinge os 8,63 milhões de clientes no segundo trimestre