O número de assinantes de serviços de telefonia móvel chegou aos 13,45 milhões no final de 2007, o que corresponde a uma taxa de penetração de 126,9 por 100 habitantes, mantendo Portugal na linha da frente destes indicadores na Europa. Os números acabam de ser divulgados pela Anacom que indica uma taxa de crescimento de 10 por cento face ao período homólogo de 2006.

Segundo o regulador das comunicações, apesar desta elevada taxa de assinantes de redes móveis face à população portuguesa, a utilização real deverá rondar os 89,7 por cento, o que significa que perto de 90 em cada 100 habitantes possui pelo menos um terminal móvel. As estimativas indicam ainda que 15,5 por cento dos utilizadores tem dois cartões activos, enquanto outros 4,2 por cento dispões de três ou mais. A estes somam-se ainda os cartões de telemóveis utilizados em máquinas, como os terminais de pagamentos, ou reservados apenas para acesso a dados.

Em relação aos números de final do ano de 2007, a Anacom indica que os planos pré-pagos estão a perder peso face às assinaturas, representando agora cerca de 76,7 por cento do total de clientes móveis.

A utilização do UMTS tem crescido mas ainda é baixa em relação ao total de utilização do serviço móvel. Segundo a Anacom o número de utilizadores com acesso aos serviços de terceira geração é de três milhões mas são contabilizados apenas 869 mil clientes activos, embora este número registe um crescimento de 92,2 por cento desde Janeiro de 2007.

Os números de penetração de UMTS relativos ao terceiro trimestre de 2007 eram de 25,2 por 100 habitantes permitem colocar Portugal em segundo lugar no ranking Europeu, onde a média se situa nos 13 utilizadores por 100 habitantes. A taxa em Portugal subiu para 29 em cada 100 habitantes no último trimestre mas não há ainda dados comparativos de outros países que permitam avaliar se a posição se manteve.

Os dados recolhidos pelo regulador junto dos operadores mostram ainda que no último trimestre do ano os utilizadores realizaram 1,8 mil milhões de chamadas e receberam 1,82 mil milhões, valores que subiram 4,6 por cento face ao período homólogo. Já as chamadas móvel-fixo continuam a baixar, o mesmo acontecendo com as ligações realizadas da rede fixa para a móvel.

A Anacom nota que em termos anuais, o número de minutos cursados nas redes móveis está a crescer a taxas ligeiramente inferiores ao crescimento do número de assinantes. Cada utilizador realizou em média cerca de 45 chamadas mensais, 30 das quais dentro da rede do operador de origem.

O número de SMS continua a aumentar, numa subida de 53,9 por cento face ao trimestre homólogo, tendo sido enviadas 5,2 mil milhões de mensagens. Já os MMS estão em trajectória inversa, com 10,8 milhões de mensagens multimédia enviadas. Recorde-se que actualmente os operadores não revelam os números de MMS quando questionados pela imprensa por considerarem que estes têm valores residuais.

Notícias Relacionadas:

2007-11-15 - Cada português faz em média 47 chamadas móveis por mês
2007-09-26 - Base de clientes de 3G na Europa supera os 60 milhões