O mais recente relatório da Anacom sobre “Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas”, relativo ao último trimestre de 2017, revela que o número de subscritores de ofertas em pacote atingiu os 3,74 milhões no final do ano, um valor que corresponde a mais de 222 mil assinantes e a mais 6,3% do que no ano anterior.

A contribuir para esse crescimento estará a subida do número de subscritores do pacote quintuple play (5P) – que inclui televisão, telefone fixo, internet fixa e móvel e telemóvel – e que também foi a oferta que mais cresceu (8,9%), chegando aos 1,569 milhões de subscritores (42% do total).

O pacote 3P (triple play) com telefone fixo, banda larga fixa e televisão por subscrição, aumentou 7,5% e alcançou 1,528 milhões de subscritores (40,9% do total).

No último lugar do pódio ficou o novo pacote 2P com televisão por subscrição e banda larga móvel que registou a adesão de 64 mil subscritores em 2017.

Já os pacotes que incluem serviços prestados em local fixo e serviços móveis, os chamados convergentes, atingiram 1,76 milhões de subscritores, mais 10% que no final de 2016, representando 47% das ofertas em pacote.

Em relação aos operadores, a preferência recai sobre a MEO, com 40,1% da quota dos subscritores e 41,2% da quota das receitas, seguindo-se o grupo NOS, com 38% do número de subscritores e 40,4% de receitas.

A Vodafone foi o prestador que mais aumentou a sua quota de subscritores durante 2017 (1,1 pontos percentuais), alcançando 17% dos subscritores e 15% da quota de receitas. O grupo Apax (Nowo/ONI) chegou aos 3,3% na quota das receitas e aos 4,8% do número de subscritores.

O regulador também divulgou os relatórios estatísticos do serviço de acesso à internet, do serviço de televisão por subscrição, do serviço telefónico fixo e do serviço telefónico móvel relativos ao 4º trimestre de 2017.

A ANACOM destaca o aumento de quase 50% do tráfego de internet de banda larga móvel (49,5%) e de 24,2% na banda larga fixa, assim como a subida do número de assinantes do serviço móvel em 2,2%. As chamadas feitas pela internet ditaram a diminuição do tráfego de voz fixa em minutos em 11,5%.

Por fim, apesar de haver do crescimento do número de lares com mais de 100 canais de televisão, o acesso a canais premium diminuiu.