No espaço de um ano o número de utilizadores efetivos de serviços de banda larga móvel em Portugal cresceu 9,1% para os 4,4 milhões. Os resultados são relativos ao terceiro trimestre do ano e em comparação com o período que compreendeu os meses de abril a junho, o crescimento registado foi superior a 5%.

No final de setembro havia 125 telemóveis ou smartphones por cada 100 habitantes, número que contando com os modems 3G/4G e as estações móveis de serviços de machine to machine ascende a 159 equipamentos com suporte a redes móveis por cada 100 pessoas.

Só em setembro registou-se o uso de 11,8 milhões de equipamentos com suporte para serviços de telefonia móvel em Portugal. A TMN detém 45,6% dos utilizadores, seguida pela Vodafone com 39,5% e da Optimus com 11,9%. A quarta posição é ocupada pela LycaMobile que garante 1,5% de quota.

O terceiro trimestre de 2013 mostrou sinais positivos no segmento das comunicações móveis ao assistir a um aumento de 6,2% no número de minutos de conversação, sendo que por cada número de telemóvel registou-se uma média de 159 minutos de chamadas por mês, onde 24 dos mesmos foram para utilizadores de outras redes. Entre julho e setembro, em média, cada chamada durou 147 segundos, segundo dados da Anacom.

No mesmo período de tempo foram ainda enviados um total de 6,8 mil milhões de SMS, numa quebra de quase 4% relativamente ao ano passado. Um dos motivos está relacionado com o crescimento no número e na utilização de aplicações de messaging através da Internet. Cada utilizador enviou em média 11 mensagens escritas por dia.

O regulador para o sector das comunicações em Portugal cita ainda um gráfico da Marktest onde revela quais as atividades "secundárias" mais frequentes na utilização do telemóvel:

[caption]Anacom mobile[/caption]

A Anacom destaca ainda no relatório o aumento de 9,6% no número de MMS enviadas, enquanto as videochamadas também aumentaram 3,3%.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico