O plano, denominado ConnectEd, foi apresentado durante uma visita de Obama a uma escola em Mooresville, na Carolina do Norte, considerada um exemplo da utilização da Internet e de outros recursos digitais nos seus programas educacionais.

A iniciativa compreende o realinhamento do chamado Universal Service Fund, um programa federal que financia vários propósitos, como a disponibilização de telefonia e Internet em áreas rurais, sustentado pela inclusão de uma taxa nas contas telefónicas mensais dos norte-americanos.

"Num país onde estamos à espera que haja wi-fi gratuito no estabelecimento onde vamos beber café, não devia acontecer o mesmo nas escolas?", referiu Obama apelando à Federal Trade Commission que tome medidas para implementar o plano agora proposto.

O sector privado também será chamado a dar o seu contributo para a iniciativa, nomeadamente com aplicações e software educacional, assim como formação para os professores.

De acordo com dados reunidos pelo governo norte-americano, as escolas do país têm em média ligações mais lentas à Internet do que o verificado na maioria das residências, com apenas 20% dos educadores a afirmarem que os acessos à Web respondem às suas necessidades de ensino.