A Anacom emitiu um comunicado em que salienta que entre outubro e novembro de 2020, os três principais prestadores de comunicações eletrónicas em Portugal (MEO, NOS e Vodafone), aumentaram as mensalidades das suas ofertas base Triple Play em 3,3%, ou seja, mais 1 euro no valor. “Na sequência deste aumento de preços, que surge ao mesmo tempo e na mesma proporção, e que é muito superior à taxa de inflação, a mensalidade mais baixa das suas ofertas Triple Play sobe para cerca de 31 euros”.

A reguladora afirma que desde 2018 que não existiam diferenças nas mensalidades deste tipo de ofertas, que incluem a internet fixa, telefone fixo e televisão por subscrição. A Anacom diz que a acompanhar o aumento de preços, houve também uma redução da qualidade deste tipo de ofertas nos três operadores, com a velocidade de download anunciada a baixar de 100 Mbps para 30 Mbps.

É ainda referido que a MEO e a NOS impuseram limites mensais de tráfego de dados fixos, de 400 GB e 600 GB, respetivamente, o que segundo a Anacom, não existia no mercado de comunicações em Portugal desde o início das ofertas em banda larga. No caso da NOS, a operadora já terá retirado este limite de tráfego.

Relativamente ao número de assinantes, a reguladora afirma que estas alterações terão afetado cerca de 1,7 milhões de clientes em Portugal, correspondente a cerca de 40% dos assinantes. A Anacom afirma que os preços destas ofertas já eram comparados de forma desfavorável com a média praticada internacionalmente. Em outubro de 2018, os preços dos pacotes 3P eram superiores à média europeia, entre 2% a 12,7%. “A exceção eram as ofertas de 1 Gbps que apresentavam preços inferiores à média da UE28 (-22,3%), mas que só são subscritas por 1,6% dos clientes.”

“Este aumento de preços e degradação da qualidade das ofertas ocorre numa altura em que os utilizadores estão especial e crescentemente dependentes do abastecimento de conetividade para fins profissionais e educativos, entre outros, devido à segunda vaga da pandemia de COVID-19, em que o teletrabalho voltou a ser obrigatório e existe um dever de recolhimento”, salienta a Anacom em comunicado.

tek preços triple play nowo

É referido que a NOWO tem o valor das mensalidades Triple Play do mercado, em cerca de 24 euros, mas não faz a cobertura de todo o território nacional, nem tem rede móvel própria. Durante vários anos, as mensalidades Triple Play da Vodafone foram as mais baratas do mercado, mas nos últimos anos foi aumentando o seu valor em mais de 20% em cinco anos.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 13:18.