A Oni apresentou uma nova queixa contra a PT Comunicações na sequência da campanha publicitária desta empresa que promove as chamadas gratuitas aos domingos até 13 de Junho. A queixa foi apresentada à Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) e à Autoridade da Concorrência, alegando a operadora a existência de práticas anti-concorrenciais e publicidade enganosa.




De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a Oni considera que a campanha publicitária da PT Comunicações viola as determinações da Anacom e da Autoridade da Concorrência de 18 e 19 de Março passados, já que estas visavam evitar a utilização para efeitos comerciais anti-concorrenciais do acordo entre a PT e a DECO.




"Junto dos consumidores, a PT apresenta o cumprimento de uma obrigação, resultante de uma condenação judicial, como se se tratasse de uma oferta promocional dos seus produtos e serviços", refere ainda o comunicado, adicionando que "pela forma como é apresentado, o anúncio induz o consumidor em erro já que parece tratar-se de uma promoção exclusiva para clientes da PT".



O comunicado da Oni adianta também que a campanha publicitária viola os princípios da veracidade impostos pelo código da publicidade, pelo que a empresa irá ainda solicitar a intervenção do Instituto do Consumidor.



Recorde-se que metade das queixas junto do Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade é relativa a questões relacionadas com publicidade na área das telecomunicações.

Contactado pelo TeK, o Gabinete de Comunicação do Grupo PT não comenta este processo, mas reafirma que continuará a informar todos os seus clientes da possibilidade de fazem chamadas gratuitas nos próximos Domingos, na sequência do acordo firmado com a DECO. Segundo a empresa, a adesão dos clientes tem sido muito positiva, tendo o volume de chamadas crescido mais de 50 por cento nas últimas três semanas.

Nota de Redacção: [2004-04-13 17:16:00] A notícia foi actualizada com os comentários do Grupo PT que não estavam disponíveis à hora de publicação da peça.

Notícias Relacionadas:

2004-03-19 - PT cria prefixo para estender acordo com a Deco a todos os utilizadores de telefone fixo

2004-03-19 - Anacom considera acordo PTC/Deco discriminatório e estende compensação a todos os utilizadores

2004-03-18 - Apritel sugere alargamento do acordo Deco/PT a todos os clientes do fixo

2004-03-15 - PT compensa taxa de activação com comunicações telefónicas gratuitas e desconto em ADSL

2003-10-21 - Publicidade na área das telecomunicações gera metade das queixas ao ICAP

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.