Para fazerem face à força da PT no concurso lançado pelo Ministério da Educação para fornecer banda larga de maior velocidade às escolas do Ensino Básico e Secundário, a Oni e a Sonaecom decidiram aliar-se. A notícia é adiantada pelo Jornal de Negócios que lembra que em 2004 as duas empresas já tinham concorrido juntas, embora a proposta tenha sido afastada do concurso.

No acto público de abertura de propostas, que decorreu ontem, foram aceites as candidaturas da PT e da Oni e da Sonaecom.

Recorde-se que o novo concurso lançado em Fevereiro pelo Ministério da Educação prevê a multiplicação por 10 da velocidade de acesso à banda larga nas escolas. O concurso prevê a ligação de de 6 mil escolas do ensino básico e secundário com velocidade de 48 Mbps e um investimento na ordem dos 14 milhões de euros.

A associação de operadores de telecomunicações, Apritel, tem vindo a pronunciar-se contra as condições deste concurso, afirmando que existem barreiras à livre concorrência, isto apesar da revisão já feita pelo Ministério da Educação às condições impostas aos concorrentes.

Notícias Relacionadas:

2008-05-16 - Apritel diz que concurso para Internet nas escolas mantém entraves à competitividade

2008-03-25 - Apritel critica condições do concurso de banda larga para as escolas

2008-02-21 - ME abre concurso para multiplicar por 10 velocidade de Internet nas escolas