A agência de telecomunicações da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou o desenvolvimento de um projecto internacional para reduzir com a divisão digital entre países ricos e pobres, que conta com a parceria de empresas tecnológicas, incluindo a Microsoft e a Alcatel.

O "Connect the World" centra-se na melhoria do acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs) a todas as populações info-excluídas para quem um simples telefonema está fora do alcance, disse a União Internacional das Telecomunicações (UIT).
O programa é concebido para incentivar novos projectos e parcerias, um esforço para terminar com a lacuna existente na área da comunicação até o ano de 2015, referiu a agência.

"É altura de deixar de encarar o acesso às TICs como um privilégio apenas disponível às populações e países ricos no mundo", disse Yoshio Utsumi presidente da UIT. "As TICs são infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento social e económico tal como serviços de correios, bancos, centros médicos e escolas", continuou.

De acordo com alguns números apontados pela UIT, as populações que vivem em economias desenvolvidas desfrutam de um acesso aos serviços fixos de telefones móveis e à Internet bastante superior que os restantes países e possuem 13 vezes mais computadores do que 85 por cento dos povos desfavorecidos.

"Não quer dizer que as TIC resolverão o problema da divisão digital, as pessoas e principalmente as parcerias é que têm de trabalhar para tal", salientou Utsumi.

Além da Microsoft e Alcatel, fundadoras do programa, estão incluídas outras empresas internacionais como a Huawei, Intel, KDDI, Telefonica, Infosys e a WorldSpace. Os governos do Egipto, França, Senegal e Coreia do Sul também estão envolvidos, ao lado de organizações de caridade como a Telecomunicação Sem Fronteiras.

Notícias Relacionadas:

2005-03-15 - Líderes africanos defendem imposto para ajudar terceiro mundo a combater divisão digital

2005-02-25 - Divisão digital tem vindo a diminuir rapidamente

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.