O principal operador móvel da Nigéria lançou hoje um serviço móvel de transferência de dinheiro que usa o sistema de mensagens de texto (SMS) para efectivar a transferência. Embora existam outros serviços do género em testes, o serviço da Safaricom é apresentado como o primeiro em todo o mundo a ser lançado comercialmente.



Com uma rede bancária que não cobre muitas das áreas rurais do país, a Nigéria tem muitas famílias separadas com um membro a trabalhar na cidade e a garantir a renda para os restantes elementos do agregado, que permanecem em zonas de fraca densidade populacional e de carácter mais rural.



O novo serviço permitirá colmatar as falhas da rede bancária do país e facilitar o envio de dinheiro dentro do país para os 5,8 milhões de subscritores da operadora detida pelo Estado nigeriano e pela Vodafone. De acordo com dados da Safaricom, citados pela Reuters, apenas um em cada cinco quenianos têm acesso a serviços financeiros.



Com o novo sistema para proceder à transferência os clientes da operadora terão de depositar o dinheiro junto de agentes da Safaricom espalhados por todo o país, onde se incluem lojas e supermercados.



A breve prazo a operadora espera estender a abrangência do serviço e permitir a transferência envolvendo outros países. O primeiro país previsto nesta extensão do serviço é o Reino Unido.



Em meados de Fevereiro a GSM Association e a MasterCard anunciaram um projecto semelhante que visa quadruplicar o número de transferência bancárias efectuadas via telemóvel, realizadas por emigrantes. O projecto já foi experimentado numa aldeia indiana e quando entrar em fase comercial garantirá a cobertura de 80 por cento da população mundial, tirando partido da rede da Mastercard. Este projecto é supervisionado por 109 operadores com redes móveis em 100 países.



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