O ataque à TalkTalk aconteceu na quarta-feira e já está a ser investigado pelas autoridades, mas hoje um porta-voz da empresa adicionou um dado novo à informação que já se conhecida.

A empresa foi contactada com um pedido de resgate dos supostos autores do ataque, que querem dinheiro. Não foram adiantados mais detalhes em relação ao pedido ou aos valores envolvidos.   

A TalkTalk já admitiu que o ataque de que foi alvo foi “significativo” e a possibilidade de terem sido roubados dados pessoais dos clientes, como nomes, endereços e detalhes bancários é real. “O pior cenário” é a possibilidade de ter ficado vulnerável informação de todos os clientes.

Este é o terceiro ataque sofrido pela operadora de telecomunicações em menos de um ano. Os atacantes inundaram o site de pedidos de acesso, fazendo com que este deixasse de ter capacidade para funcionar, uma técnica designada por DDoS - Distributed Denial of Service. Parte do site já foi possível recuperar e já voltou a funcionar. Outras áreas continuam em baixo.