A operadora de telecomunicações norte-americana AT&T está a estudar a hipótese de comprar ou fundir-se a uma operadora europeia para reforçar a aposta no velho continente. Os responsáveis da empresa veem a expansão como uma possibilidade de desenvolver novas estratégias económicas e libertar-se da dependência do mercado nos EUA.
A reportagem avançada pelo The Wall Street Journal refere que a "emigração" da AT&T é para já apenas uma possibilidade e não foram feitos nenhuns contactos com empresas para as ditas fusões ou compras. Ainda assim a fonte que falou com o jornal norte-americano disse que a acontecer, o acordo pode ser feito antes do final do ano.
Os principais mercados como o Reino Unido, a Holanda e a Alemanha seriam os mais atraentes para os executivos da AT&T. Um dos alvos pode ser a Everything Everywhere, a única operadora britânica de telecomunicações a ter cobertura de redes 4G no país e que ainda está em fase inicial.
A fragmentação das telecomunicações na Europa é apontada como outro dos motivos que podia suscitar um investimento europeu, para depois adotar uma estratégia semelhante à Vodafone que tem presença em vários mercados europeus. Mas o desenvolvimento do negócio vai depender dos rumores que dão conta de um possível entendimento entre operadoras de telecomunicações europeias para a criação de um mercado unificado entre os 27 Estados-Membros.
A AT&T é a operadora que garante a maior cobertura de rede 4G nos EUA e recentemente anunciou um investimento de 14 mil milhões de dólares expandir a cobertura do LTE no território norte-americano.
Apesar de estar a registar vendas recorde de telemóveis e de ser uma das maiores operadoras de telecomunicações nos EUA, a par da Verizon, o crescimento no mercado nacional está a abrandar e novas apostas são vistas pelos responsáveis da empresa como uma forma de assegurar o crescimento e reforçar o peso da marca no setor das telecomunicações a nível mundial.
A AT&T já tem presença na Europa através de soluções empresariais que são disponibilizados juntamente com África e Médio Oriente.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários