A subida de preços das operadoras "low cost" começou a ser aplicada ontem nos tarifários da Amigo e da Woo, marcas que pertencem à Vodafone e à NOS, e hoje também chegou à Uzo, da MEO. É uma atualização em alta, depois da redução de preços em novembro que se seguiu à entrada da DIGI no mercado, e segue em contraciclo com a decisão das "operadoras mãe" de não aumentarem os preços em 2025.

A Amigo, Uzo e Woo seguem ainda assim com algumas diferenças de preços entre si, mas tornam-se ainda mais caras face à DIGI, a operadora de origem romena que entrou no mercado português em novembro e que terá levado a uma onda de revisão de tarifários nestas marcas, assim como à entrada no mercado de TV por subscrição.

O tarifário base de telemóvel da Amigo passa a ser de 8 euros por mês com 5 mil minutos e 100 GB, passando a 10 euros para tráfego ilimitado. Para acesso fixo à internet o valor é de 15 euros por mês para 1 Gbps, sem TV e passa a 25 euros com 60 canais, e três meses de fidelização. No pacote combinado de fibra mais móvel e TV o valor sobe para 33 euros com 100 GB de tráfego móvel e 35 euros com tráfego ilimitado.

Preços Uzo Janeiro 2025
Preços Uzo Janeiro 2025

No caso da Uzo, o preço do tarifário móvel sobe para 10 euros por mês com 200 GB de tráfego e minutos ilimitados e 1000 SMS. Se juntar acesso fixo à internet a 1GBps a um cartão móvel o valor a pagar por mês é de 25 euros, enquanto com TV (com 70 canais) sobe para 35 euros.

Preços Amigo Janeiro 2025
Preços Amigo Janeiro 2025

A Woo também aumentou preços e passa a cobrar 8 euros por mês por um cartão móvel com 100 GB de dados e 2.500 minutos, sendo que a internet fixa tem um preço promocional até final deste mês a 15 euros para velocidade de 1 Gbps. Se juntar um cartão à fibra o custo é de 25 euros por mês, com dados móveis ilimitados e 5 mil minutos. E no pack 3 play - com móvel, fibra e TV -  o valor sobe a 35 euros por mês, com 60 canais.

Tarifário Woo Janeiro 2025
Tarifário Woo Janeiro 2025

A DIGI manteve o que prometeu na apresentação do serviço e não mexeu nos preços.  Quem quiser apenas um cartão móvel pode pagar apenas 4 euros por mês com 50 GB de dados, com o valor a subir para 5 euros para quem quiser 100 GB. Na internet fixa o valor parte dos 10 euros para 1 Gbps, passando a 15 euros para velocidade de 10 Gbps. Se juntar TV tem um pacote a 26 euros com fibra de 1 GBps, 50 GB de móvel e 60 canais de TV.

Digi preços janeiro 2025
Digi preços janeiro 2025

Contas feitas, todos os preços das operadoras low cost sobem face ao que foi apresentado em novembro, sem qualquer alteração nas condições de serviço. Veja abaixo os quadros com os valores que estavam a ser praticados no início de dezembro.

Recorde-se que a NOS e a Vodafone optaram por não atualizar os preços em janeiro de 2025, apesar de contratualmente terem essa possibilidade. A MEO é a única das três principais operadoras a atualizar o tarifário este ano, como o SAPO TEK já tinha dado conta.

Segundo os dados da ANACOM, a entrada da DIGI no mercado ainda não teve impacto nos preços, e é possível que este movimento das operadoras low cost corresponda também a um ajustamento face a uma tendência mais reduzida de mudança de operador depois da entrada da empresa de origem romena.