Fiéis à tradição, os portugueses testaram a capacidade das redes dos operadores móveis de telecomunicações para desejar votos de boas festas. A experiência dos últimos anos tem servido para melhorar a capacidade da infra-estrutura, por esta altura nos principais centros urbanos e zonas comerciais. A Optimus, TMN e a Vodafone, que hoje divulgaram o número de mensagens trocadas no Natal, garantem ter apostado no reforço destas capacidades e conseguido dar resposta ao aumento de tráfego com naturalidade.




No dia 24 de Dezembro a Optimus processou 41 milhões de mensagens escritas e multimédia (SMS e MMS), entre as 18h00 e as 19h00. Segundo a operadora os números apurados são os mais elevados na sua história e representam um aumento de 35% em relação ao ano anterior. O número de MMS aumentou em cerca de mil por cento, adianta ainda a operadora em comunicado.




A Vodafone contabilizou 53 milhões de mensagens escritas nos dias 24 e 25 de Dezembro. A operadora registou um aumento de tráfego de 26 por cento, relativamente a igual período do ano passado, sobretudo entre as 18 e as 21 horas do dia 24 de Dezembro, detalha um comunicado. A operadora não quis detalhar os números de MMS na sua rede por considerar que o serviço está ainda muito no início e que o facto de existirem campanhas promocionais distorce a análise possível porque pode alterar o padrão de utilização, explicou ao TeK fonte do gabinete de comunicação.



A TMN revelou que entre os dias 21 e 25 de Dezembro os seus clientes enviaram 45,2 milhões de mensagens SMS e 115 mil MMS, enviados pelos seus clientes, o que corresponde a acréscimos de 21% no caso das mensagens escritas e uma multiplicação por 20 vezes nas mensagens multimédia em relação a igual período do ano passado. A operadora indica ainda que a grande concentração se verificou nos dias 24 e 25 de Dezembro, e que entre as 19h00 e as 20h00 do dia 24 o número de SMS processados na sua rede ultrapassou mesmo os 1000 por segundo.



Note-se que a contabilização do número de SMS e MMS aqui referidos globalmente, os mais de 135 milhões de mensagens, não corresponde aritmeticamente ao total de mensagens trocadas, já que a Optimus e a Vodafone contabilizaram mensagens processadas, enquanto a TMN indicou mais claramente as mensagens enviadas pelos seus clientes. O critério de mensagens processadas implica uma duplicação dos números, já que uma mensagem enviada da rede de um operador e recebida na de outros está a ser contabilizada duas vezes.




A contabilização conjunta está também um pouco distorcida pelo facto da Optimus e a Vodafone terem indicado apenas as mensagens dos dias 24 e 25, enquanto a TMN alargou o período, referindo os dias entre 21 e 25 de Dezembro.



No Natal do ano passado os três operadores processaram perto de 50 milhões de SMS em conjunto.




Nota de Redacção: [2003-12-26 18:36:00] A notícia foi alterada para incluir os dados referentes às mensagens processadas pela TMN que não estavam disponíveis à hora de publicação da peça.



Notícias Relacionadas:

2002-12-31 - Serviço SMS bate recordes nas últimas festas do ano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.