Alguns dos telemóveis lançados pela Nokia durante o próximo ano para redes CDMA terão em atenção a Internet de próxima geração, conhecida como Internet Protocol versão 6 ou IPv6, que aumenta largamente o conjunto de números únicos disponíveis para ligar equipamentos à Internet - considerando que cada dispositivo necessita de um IP distinto para usar a Rede.
Em comunicado, a número um dos telemóveis afirmava ter começado a distribuir protótipos destes futuros terminais entre os operadores de telecomunicações, mas apenas para propósitos de teste. Este tipo de telefones "dual-standard IP" para redes CDMA deverá estar comercialmente disponível a partir do próximo ano.
A fabricante finlandesa está apostada em usar o IPv6, afirmando que a actual norma IPv4 está a prestes a esgotar-se. "A Nokia reconhece a urgência de mudar para a tecnologia IPv6", afirma Adam Gould, vice presidente na unidade de negócio de CDMA da Nokia.
Os primeiros telefones IPv6 serão destinados aos fornecedores de serviços dos países asiáticos, onde o número de endereços IP disponíveis está perto do limite, de acordo com alguns peritos da indústria. Alguns dos grandes operadores asiáticos, como a japonesa NTT e a Asia Netcom, já utilizam a nova norma nas suas redes.
Até agora tem havido pouca procura nas outras regiões do mundo por produtos IPv6 que a maioria dos fabricantes de equipamentos de rede vende. Alguns defendem que, fora da Ásia, não há risco de esgotamento do velho esquema de endereços IP por pelo menos duas décadas.
Apesar disso, nos Estados Unidos, o Departamento de Defesa norte-americano anunciou recentemente ter terminado a fase de testes da rede americana IPv6, construída pela Universidade de New Hampshire e vários fabricantes de equipamento e software.
Também em Portugal existe uma Task Force que tem por objectivo orientar a migração para o protocolo IPv6, seguindo linhas definidas pela Comissão Europeia.
Notícias Relacionadas:
2003-07-17 - Segunda reunião de task force IPv6 alinha medidas para implementação do protocolo
2002-05-21 - FCCN e Cisco explicam vantagens e estado actual do protocolo IPv6
2002-02-22 - Comissão Europeia quer acelerar adopção da norma IPv6
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários