Alguns dos telemóveis lançados pela Nokia durante o próximo ano para redes CDMA terão em atenção a Internet de próxima geração, conhecida como Internet Protocol versão 6 ou IPv6, que aumenta largamente o conjunto de números únicos disponíveis para ligar equipamentos à Internet - considerando que cada dispositivo necessita de um IP distinto para usar a Rede.



Em comunicado, a número um dos telemóveis afirmava ter começado a distribuir protótipos destes futuros terminais entre os operadores de telecomunicações, mas apenas para propósitos de teste. Este tipo de telefones "dual-standard IP" para redes CDMA deverá estar comercialmente disponível a partir do próximo ano.



A fabricante finlandesa está apostada em usar o IPv6, afirmando que a actual norma IPv4 está a prestes a esgotar-se. "A Nokia reconhece a urgência de mudar para a tecnologia IPv6", afirma Adam Gould, vice presidente na unidade de negócio de CDMA da Nokia.




Os primeiros telefones IPv6 serão destinados aos fornecedores de serviços dos países asiáticos, onde o número de endereços IP disponíveis está perto do limite, de acordo com alguns peritos da indústria. Alguns dos grandes operadores asiáticos, como a japonesa NTT e a Asia Netcom, já utilizam a nova norma nas suas redes.



Até agora tem havido pouca procura nas outras regiões do mundo por produtos IPv6 que a maioria dos fabricantes de equipamentos de rede vende. Alguns defendem que, fora da Ásia, não há risco de esgotamento do velho esquema de endereços IP por pelo menos duas décadas.



Apesar disso, nos Estados Unidos, o Departamento de Defesa norte-americano anunciou recentemente ter terminado a fase de testes da rede americana IPv6, construída pela Universidade de New Hampshire e vários fabricantes de equipamento e software.



Também em Portugal existe uma Task Force que tem por objectivo orientar a migração para o protocolo IPv6, seguindo linhas definidas pela Comissão Europeia.


Notícias Relacionadas:

2003-07-17 - Segunda reunião de task force IPv6 alinha medidas para implementação do protocolo

2002-05-21 - FCCN e Cisco explicam vantagens e estado actual do protocolo IPv6


2002-02-22 - Comissão Europeia quer acelerar adopção da norma IPv6