Entra em vigor no início de Abril uma nova lei que impede os operadores de taxarem as chamadas telefónicas ao minuto. Desta forma, os utilizadores passariam a pagar apenas pelo tempo que estão ao telemóvel sendo esse período taxado ao segundo.



Contactado pela TSF, o director-geral do Consumidor, José Manuel Ribeiro, referiu que este é "mais um diploma que vem reforçar a defesa dos consumidores e dar-lhes mais poder enquanto decisores no processo económico, neste caso em concreto dos arredondamentos que proíbe essa prática".



Actualmente, a maioria dos operadores cobra um preço fixo pelo primeiro minuto de conversações - mesmo que a chamada seja de 20 segundos -, valor ao qual é somada uma taxa por cada dez segundos adicionais. O mesmo responsável assegurou que operadores de telecomunicações vão aceitar as novas regras "sem resistências"



Questionada pelo TeK, fonte do gabinete de comunicação da Anacom referiu que está a "avaliar as implicações do decreto para o sector" recusando-se por isso a prestar mais declarações.



O TeK contactou também as operadoras móveis que não deram ainda resposta em relação a esta questão. Porém o serviço de apoio ao cliente da Vodafone refere que o "decreto está em análise e que assim que houver uma informação oficial informa os utilizadores através de SMS".



O mesmo serviço da TMN admite que não tem qualquer informação acerca da nova taxação, pelo que, até ordem em contrário irá manter os mesmos tarifários. A mesma resposta foi dada pela linha da Optimus que referiu ainda que "mesmo que a nova taxa entre em vigor, os sistemas informáticos dos operadores não estão preparados para a alteração".



Notícias Relacionadas:

2007-11-27 - CE quer baixar custos de terminação das chamadas fixas e móveis em 2008