Um estudo realizado pela Anacom no final do ano passado dá notas positivas aos três operadores móveis no que se refere à qualidade dos serviços prestados através das respetivas redes GSM e 3G.



Os níveis de desempenho apurados nas monitorizações realizadas em Portugal continental são bons, tanto para os serviços de voz nos aglomerados urbanos como nos eixos rodoviários. Estão ao nível dos apurados no estudo realizado um ano antes tanto no que diz respeito à cobertura como à acessibilidade, conclui a análise no que se refere às redes GSM.



Já no que se refere aos serviços WCDMA (3G) e à videotelefonia os resultados são mais díspares. Nas redes 3G o estudo mostra progressos face aos dados apurados na análise realizada em 2010, embora continue a existir uma melhor cobertura nas zonas urbanas (boa para todos os operadores), face aos eixos rodoviários. Nas estradas continuam a existir zonas com má ou mesmo sem cobertura.



A TMN e a Optimus asseguram aqui melhor desempenho que a Vodafone, com 95% das medições a indicarem níveis de boa cobertura. A Vodafone só atingiu este nível em 84,1% das medições realizadas nos eixos rodoviários.



Na videotelefonia os dados revelam bom desempenham nos aglomerados urbanos, que passa a razoável para a TMN e Optimus e fraco para a Vodafone nos eixos rodoviários.



Ainda no que se refere à videochamada os dados mostra também que em termos de acessibilidade do serviço Optimus e Vodafone conseguiram sair-se melhor nos testes em aglomerados urbanos, com taxas de sucesso no estabelecimento de chamadas na ordem dos 98% e 97,7%, respetivamente. Na TMN a taxa de sucesso de chamadas baixa para 94,5%.



Nos eixos rodoviários a melhor nota vai para a Optimus (91,1%), a pior para a Vodafone, mas tanto na Vodafone (77,6%) como na TMN o estudo mostra que a qualidade do serviço (acessibilidade) piorou face a 2010.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira