A compra de qualquer smartphone comercializado pela Optimus tem a partir de agora um desconto mínimo de 100 euros no preço do equipamento, desde que o utilizador decida conjugá-lo com um plano de comunicações que implica uma mensalidade de 30 euros, em troca de 150 minutos de chamadas e 500 MB de tráfego Internet.



A configuração é uma das possíveis numa nova oferta apresentada esta manhã pela empresa para dinamizar a utilização de Internet no telemóvel. Na componente tarifária, a Optimus apresenta três novas propostas, sob a designação Smart.



Os clientes podem optar por três mensalidades distintas: 15, 30 ou 60 euros. Todas permitem um tráfego mensal de Internet sem custos adicionais até 500 MB e as duas últimas também pressupõem chamadas ilimitadas e gratuitas na rede. As diferenças principais estão nos minutos de voz incluídos em cada um dos packs. 75 Minutos (ou SMS) no pacote que pressupõe uma mensalidade de 15 euros e 150 e 450 minutos nos pacotes com mensalidades de 30 ou 60 euros. Qualquer uma das três opções só pode ser subscrita na modalidade pós-paga.



Os tarifários podem ser subscritos por clientes que não adquiram em simultâneo um smartphone (desde que utilizem este tipo de equipamento), ou de forma combinada com a aquisição de um equipamento. Neste caso, a operadora oferece um desconto de 100 euros na compra de qualquer telefone inteligente, associado à subscrição do plano de comunicações Smart M (com 150 minutos de chamadas incluídas, 500 MB e uma mensalidade de 30 euros) ou de 200 euros, quando o plano de comunicações escolhido pressupõe uma mensalidade de 60 euros.



Além dos descontos genéricos para compra de qualquer telefone inteligente, a empresa elegeu um conjunto de cinco equipamentos onde propõe descontos mais elevados. O preço mais baixo pertence ao Nokia 5230, que está á venda por 49,90 euros. Integram ainda a oferta, por exemplo, o Blackberry Bold 9700 por 149,90 euros, o HTC Hero, por 149,90 euros ou o iPhone 3GS de 16 GB em preto, que pode ser adquirido por 299,90 euros.



Os clientes que adiram ao novo tarifário por via da aquisição de um equipamento em promoção ficam obrigados a contrato de permanência na rede de 24 meses.



As receitas de dados representaram no ano passado para a Optimus 28 por cento do volume de negócios. Este ano, o objectivo da operadora do grupo Sonae é que representem um terço, um crescimento que Joana Ribeiro e Silva, directora de marketing para particulares da empresa, admite ter sido planeado a contar com os efeitos da nova oferta.