A Optimus e a Vodafone estão também a testar a tecnologia LTE, garantindo as duas operadoras o compromisso com o investimento na tecnologia de quarta geração móvel que marca a evolução da rede móvel com a vantagem da normalização a nível mundial.

Hoje a TMN fez a primeira apresentação pública das potencialidades do serviço, com uma experiência em ambiente real utilizando equipamentos da Nokia Siemens Networks, mas as duas concorrentes estão também atentas e a avaliar a implementação da tecnologia.

No caso da Optimus a Direcção de Comunicação garante que a empresa mantém o seu compromisso e empenho em desenvolver soluções que permitam aos clientes beneficiar em das potencialidades dos serviços móveis de nova geração, e adianta que está "a avaliar há alguns meses, em ambiente controlado, a tecnologia LTE", como aliás tinha já anunciado em Janeiro deste ano.

Do lado da Vodafone os testes "em ambiente real" estão também a ser feitos com vários fabricantes, diz a direcção de comunicação, contactada pelo TeK. Mas a operadora não adianta quais os parceiros nem possíveis datas para avançar com pilotos do LTE.

De qualquer dos lados, a implementação não será para já. Apesar do compromisso, a Optimus tem planeada a "apresentação de uma oferta quando estiverem reunidas as condições técnicas e regulatórias necessárias para o efeito", refere a operadora. Ou seja, daqui a alguns meses, provavelmente só no próximo ano, depois da Anacom atribuir as licenças para a faixa dos 2,6 GHz e de existirem no mercado equipamentos terminais com suporte ao LTE.

Estes são também argumentos usados pela TMN, que definiu porém um calendário mais preciso na apresentação de hoje, com o lançamento de um piloto a breve prazo e implementação da rede em 2011, provavelmente mais para o final do ano, admitiu o administrador da PT Alfredo Baptista.