(Actualizada) A Optimus e a Vodafone formalizaram hoje um acordo de partilha de infra-estruturas de redes de fibra de nova geração (RNG) nas regiões de Lisboa e Porto. Cada empresa concede o acesso a 200 mil casas, sendo o número objecto de acordo de 400 mil casas cobertas com a rede de fibra.

A parceria vai permitir às operadoras alargar o número de clientes aos quais conseguem levar os serviços suportados nas redes de nova geração, sendo esperada "a concretização de ofertas comerciais, sob este novo enquadramento, no primeiro trimestre de 2011", avança a Vodafone numa nota à imprensa.

O anúncio vem concretizar uma intenção anunciada no final de 2009, embora na altura as operadoras tenham mencionado planos para criação de uma nova empresa, detida em partes iguais por ambas, o que não ficou concretizado.

Nos termos do actual acordo "as redes mantêm-se na propriedade de cada uma das empresas", continuando também "a actuação comercial independente de cada uma das empresas", lê-se no comunicado.

A Vodafone adiantou ainda ao TeK a convicção de que este acordo favorece a concorrência, os consumidores e o crescimento do mercado. "Um acordo com estas características proporciona, inequivocamente, uma maior racionalidade económica nos investimentos em RNG, evitando a sobreposição de redes, que se traduzirá em benefícios claros para os clientes, para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento e para o País", concretizou a direcção de comunicação.

As empresas admitiram também a possibilidade de abrir o acordo de partilha das redes a outros operadores interessados, defendendo que este oferece uma "solução simplificada" para a concretização da parceria anteriormente anunciada e "proporciona maior racionalidade económica aos investimentos nas RNG".

Questionada pelo TeK a Vodafone admitiu ainda a possibilidade desta parceria se estender a outros centros urbanos, além de Lisboa e Porto, sempre de comum acordo entre as duas empresas.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação, entretano conseguida junto da Vodafone.