A Alcatel comunicou hoje ter sido seleccionada pela Optimus para fornecer uma solução end-to-end interactiva de Mobile TV à operadora do Grupo Sonaecom. Entre as vantagens da nova solução contam-se a qualidade superior de vídeo e áudio e o leitor de conteúdos multimédia de navegação inteligente, assim como a capacidade de mudança rápida de canais.

De acordo com o comunicado à imprensa, a solução da Alcatel conta com uma tecnologia superior de encoding e de streaming que permitem a entrega de vídeo e áudio de qualidade superior e optimizada para telefones móveis. O Guia electrónico de programação (EPG) e o leitor de conteúdos multimédia com navegação inteligente, assim como a opção de subscrição de canais, melhoram a experiência do utilizador no acesso aos conteúdos de TV.

Luís Reis, COO da Sonaecom confirma que a Alcatel é um parceiro técnico chave no desenvolvimento dos serviços de mobile TV da Optimus. "O compromisso da Alcatel e a sua capacidade em responder a todos os requisitos da Optimus para um serviço tão inovador, aliados à sua experiência em Mobile TV na Europa, confirmam claramente os créditos da Alcatel como o melhor de todos os parceiros para soluções móveis multimédia", afirma no mesmo documento.

O presidente das Actividades de Soluções Móveis da Alcatel, Jean-Michel Cornille, lembra ainda que "em países como Portugal, onde a taxa de penetração da rede móvel é tão elevada (111% em 2005, segundo dados da Omsyc), a solução de mobile TV constitui uma excelente oportunidade para os broadcasters de televisão não só aumentarem, como atraírem novas audiências para os seus programas".

As soluções de música e vídeo da Alcatel foram já adoptadas por mais de 80 operadores na Europa, Ásia, África e América Latina para permitir a disponibilização dos seus serviços móveis de vídeo, música e televisão ao vivo.

Notícias Relacionadas:

2006-11-14 - Interacção e personalização de conteúdos marcam o futuro da mobile TV

2006-11-11 - Concerto de Fish na Aula Magna transmitido no Mobile TV da TMN

2006-08-12 - Clientes Optimus com 19 canais de mobile TV