A Optimus lançou hoje o serviço Sinal On, baseado na tecnologia Femtocell, que permite amplificar o sinal de rede móvel e garantir maior disponibilidade e qualidade nas comunicações de voz e dados num espaço restrito. A empresa do grupo Sonae assegura que é a primeira em Portugal a comercializar esta tecnologia e a nona no mundo.
A operadora já está a estudar a introdução da tecnologia Femtocell em Portugal desde 2007, tendo realizado testes de campo e instalações nos clientes deste sistema. Para já não está considerada a expansão ao mercado de particulares, ao contrário da opção feita noutros países, especialmente nos Estados Unidos.
A tecnologia Femtocell tem vindo a ser apresentada pelos fabricantes como uma solução que garante a amplificação das actuais redes de comunicações em locais onde esta não exista ou oferece um sinal fraco, já que cria uma mini estação de base celular.
Embora admita que este não é o caso em Portugal, onde a cobertura ultrapassa os 99% da população, João Ricardo Moreira, director de marketing da Optimus Negócios, garante que o Femtocell pode trazer vantagens para empresas que operem em locais remotos, ou em espaços interiores, onde o sinal é fraco.
O Sinal On poderá ainda abrir novos potenciais em termos de serviços e tarifários, como a possibilidade de tarifários personalizados de acordo com a localização geográfica, ou a entrega de conteúdos específicos a quem entra dentro do alcance da Femtocell, mas isso são cenários a desenvolver a médio prazo que para já não estão fechados, explica João Ricardo Moreira.
O sistema exige uma ligação ADSL da Optimus, que garante a ligação always on, e a empresa garante que é de configuração fácil e segura, já que conta com a autenticação do SIM na rede móvel. Os clientes podem definir restrições de acesso, em termos de grupos de utilizadores, mas a empresa acredita que este não é o cenário mais provável, já que não há consumo de tráfego móvel associado ao serviço.
Os equipamentos são fabricados pela Huawey e já estão à venda nas lojas da Optimus e online por 99,9 euros, estando associada ao serviço uma mensalidade de 7,7 euros que já inclui 50 minutos de chamadas fixo-móvel.
As empresas têm à sua disposição dois modelos que se adequam a diferentes necessidades de espaço físico a cobrir e número de chamadas simultâneas, podendo optar pelo modelo que cobre 200 m2 e suporta 4 chamadas em simultâneo ou 700 m2 e 16 chamadas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários