A Optimus anunciou a reformulação dos seus tarifários de acesso à Internet. A operadora introduz uma nova possibilidade de acesso diário que baixa o preço da oferta anterior mais vocacionada para um acesso de apenas algumas horas. O Easy introduz um custo diário de navegação de 3 euros para uma velocidade de navegação até 1 Mbps, com carregamentos possíveis a partir de 5 euros (e um carregamento mensal obrigatório de 10 euros).



Juntam-se a este tarifário na oferta pré-paga o Time e o Time +, ambos balizados por períodos de tempo de navegação que aumentam em função do valor carregado. Ambos partem de 10 euros, para 10 horas de navegação. As diferenças estão na velocidade máxima que cada uma das ofertas permite, no tempo de navegação que assegura cada carregamento mínimo adicional de 5 euros e na obrigatoriedade de carregamentos.



No tarifário Time a velocidade máxima de navegação é de 1 Mbps e os carregamentos adicionais de 5 euros garantem mais 5 horas de navegação. No Time + a velocidade máxima de navegação pode aumentar para os 2 Mbps e o tempo adicional de navegação garantido por um carregamento mínimo (de 5 euros) é de 10 horas. Este tarifário impõe no entanto um carregamento mínimo obrigatório de 15 euros mensais.

[caption]Preços Optimus[/caption]

Recorde-se que a oferta de Internet pré-paga do Kanguru estava dividida por três produtos. O Livre e o Recarregável Light previam carregamentos de 10 euros para 12 dias ou 10 horas de navegação, com 400 MB de tráfego incluído ou tráfego ilimitado, respectivamente. O Livre Basic garantia 30 dias de acesso à Internet em troca de um carregamento de 25 euros e 1 GB de tráfego incluído. As velocidades variavam entre 1 e 2 Mbps.



A TMN anunciou também hoje que já está a disponibilizar o sistema de alertas para o consumo de Internet móvel em roaming fixado pela Comissão Europeia. O sistema, que alerta o utilizador quando este se aproxima de um determinado tecto de consumo e desliga a ligação quando este o atinge, está disponível desde o passado dia 21 para clientes pós-pagos e fica também disponível para clientes pré-pagos a partir de 1 de Julho.



Esta é uma possibilidade que todos os operadores com oferta de Internet móvel são obrigados a disponibilizar ao cliente de forma gratuita, cumprindo determinações europeias que visam harmonizar os preços destas comunicações na União Europeia, como já aconteceu também para a voz móvel em roaming. O limite de consumo pré-estabelecido é de 50 euros mas pode ser personalizado.




Nota de redacção: Notícia actualizada com informação sobre obrigações de carregamento em dois tarifários.