A Optimus anunciou hoje ter "concluído com sucesso testes da tecnologia LTE (Long Term Evolution), com velocidades de download de 150 Mbps". A velocidade de upload situou-se nos 60 Mbps.

Os testes, levados a cabo em parceria com a Huawei, demonstraram "estabilidade, elevada capacidade e potencial para fornecer uma experiência de banda larga móvel diferenciadora", afirma a operadora num comunicado à imprensa.

"A tecnologia LTE oferece uma elevada qualidade de serviço, suportando serviços mais exigentes em termos de velocidades e latência, com uma superior experiência de utilização. A latência (os segundos que uma página demora a abrir) torna-se quase imperceptível para o utilizador e a televisão em alta definição no telemóvel ou no laptop torna-se uma realidade, ao garantir uma transmissão de elevado débito, sem interrupções e de boa qualidade", exemplificou a empresa.

A operadora da Sonaecom não é a primeira a comunicar "experiências" no âmbito da nova geração de Internet móvel. Em Março de 2010, a TMN encetou as demonstrações públicas em ambiente real das potencialidades da tecnologia - que permitiu atingir velocidades de download estáveis de 100 Mbps. A operadora da PT prometeu ainda avançar com um piloto o ano passado, reservando para 2011 as primeiras implementações comerciais.

No mesmo dia, as concorrentes afirmaram estar também a trabalhar em soluções, embora não tenham sido avançadas datas ou detalhes sobre parceiros. Na altura, a Optimus adiantou ainda ter "planeada a apresentação de uma oferta quando estiverem reunidas as condições técnicas e regulatórias necessárias para o efeito".

Hoje, a empresa acrescentou que "está a levar a cabo um ambicioso plano de melhoria da sua rede de telecomunicações móveis para melhor enfrentar os desafios da banda larga móvel".

Para esse efeito, foi escolhida, no início de 2010, a solução de rede de acesso SingleRAN da Huawei, para modernizar a rede GSM em Portugal, permitindo no futuro uma fácil implementação do LTE. Ao abrigo deste acordo, foram já instaladas mais de 1000 estações SingleRAN distribuídas por 33 regiões", lê-se na nota à imprensa.