Durante os próximos meses o mercado das comunicações móveis ficará a conhecer dois novos smartphones baseados na versão 2003 do software Windows Mobile para telefones inteligentes da Microsoft, apresentados pela Orange e a Sierra Wireless.



A Orange anunciou recentemente uma nova versão do seu smartphone SPV. O SPV E200, forma como será denominado o modelo, apresenta suporte Bluetooth e câmara digital integrada. Disponível a partir do próximo mês, será o primeiro terminal móvel baseado na versão 2003 do software Microsoft Windows Mobile para telefones inteligentes na oferta desta operadora.



O SPV E200 é a terceira versão desde que o modelo da Orange foi introduzido no mercado em Outubro do ano passado. Todas elas apresentam acesso à Web através da rede GPRS da operadora inglesa.



O novo modelo tem teclas maiores e um ecrã melhorado. De resto continua fisicamente idêntico ao SPV E100, no mercado desde o início deste ano. O peso permanece nas 120 gramas e a autonomia da bateria nas três a quatro horas de utilização e até três dias em standby. O preço do SPV 200 irá situar-se nos 200 euros, segundo o indicado pela operadora.



Juntando-se à lista de fabricantes que apostam no formato smartphone, a Sierra Wireless prepara para a primeira metade de 2004 o lançamento da linha de telefones profissionais Voq. Estes novos smartphones apresentarão dois teclados, um telefónico e um QWERTY, que se puxa e abre.



A linha de produtos Voq inclui igualmente software para a navegação e pesquisa de informação fácil, sugestão de entradas de texto e email actualizado automaticamente. O primeiro modelo Voq irá operar sobre redes GSM e GPRS e a disponibilização comercial está então prevista para o primeiro semestre de 2004.


Notícias Relacionadas:

2003-09-15 - Motorola e Microsoft estabelecem parceria para desenvolvimento de smartphones

2003-05-16 - T-Mobile adia lançamento de smartphone com software da Microsoft

2003-05-10 - Galp Energia e TMN lançam smartphone baseado no Windows