"Talk Know" é o nome do serviço da Orange que estreia em França os serviços push-to-talk que, baseados no velho princípio dos walkie-talkie, permitem a comunicação imediata entre dois ou mais intervenientes através do telemóvel.



O serviço agora lançado apoia-se na tecnologia de voz sobre IP (VoIP) através de GPRS e sobre o conceito de gestão da presença. O principio de funcionamento evoca o do instant messaging, mas aplicado à comunicação vocal, no lugar do texto.



Esta tecnologia tem vindo a ser promovida pelas principais fabricantes de telemóveis como complementar aos serviços tradicionais de voz nas redes móveis, estando a sua viabilidade comercial a ser considerada por várias operadoras, nomeadamente em Portugal, pela Vodafone e pela TMN (ver Notícias Relacionadas).



O Talk Know será numa primeira fase destinado exclusivamente ao mercado empresarial, embora a sua oferta comercial para o público em geral esteja anunciada pela Orange para breve.



Disponível em toda a França, o Talk Now é comercializado de duas formas. A primeira, baptizada de Talk Now Business, não necessita de subscrição, cobrando-se 0,12 euros por minuto em chamadas individuais e 0,08 euros em chamadas de grupo. A segunda, baptizada de Talk Now Team inclui uma prestação mensal de 23 euros, dando acesso a um número ilimitado de chamadas no seio da empresa.



Disponível desde já, o novo serviço da Orange tem no smartphone Tréo 600 o único terminal sustentado, embora a partir de Novembro receba a companhia das contribuições push-to-talk móveis da Sagem, da Alcatel, da LG e da PalmOne.



Em comunicado, a Orange France garante que a oferta será alargada ao grande público até ao final deste ano.



Notícias Relacionadas:

2004-10-14 - Siemens integra 3 equipamentos push to talk no portfólio de produtos para o último trimestre

2004-09-14 - Vodafone e TMN testam push to talk junto de empresas e particulares