Nas velocidades de 8 a 12 Mbps (megabits por segundo) e acima de 30 mbps os preços são inferiores à média europeia. Já para as velocidades entre 12 e 30 mbps os preços são superiores, nomeadamente alcançando a terceira posição da tabela.

Os dados constam do Relatório de Acompanhamento do Mercado das Comunicações Eletrónicas referente a 2012, da Autoridade da Concorrência, que assinala a "importância crescente" que os pacotes de serviços de comunicações electrónicas têm vindo a ganhar, "substituindo, cada vez mais, os serviços comercializados individualmente".

A entidade liderada por António Ferreira Gomes refere que 22 em cada 100 habitantes adquiria serviços em pacote em 2012, ultrapassando assim a média da União Europeia, de 21%.

Portugal era o 11º país com um nível de penetração dos pacotes de telecomunicações dos 26 estados membros da União analisados. Entre 2008 e 2012 a penetração da oferta "mais do que quadriplicou", enquanto na média europeia esse valor aumentou cerca de metade.

Análises em separado

O relatório da AdC revela ainda que em 2012 Portugal continuava a deter uma das taxas de penetração de serviço móvel mais elevadas da União Europeia (156%), graças, entre outras razões, à elevada percentagem de clientes com planos tarifários pré-pagos, designadamente 71% em outubro de 2012.

Relativamente aos preços praticados, a entidade reguladora diz que o valor "dos cabazes de serviço telefónico móvel era, em novembro de 2012, superior à média da UE, independentemente do perfil de tráfego considerado".

No telefone fixo, a AdC diz que a taxa de penetração deste serviço continua a aumentar, associada às ofertas disponibilizadas em pacote.

Considerando o acesso à internet de forma isolada, a análise realizada revela que a taxa de penetração deste serviço em Portugal era, em janeiro de 2013, a sexta mais reduzida da UE. "A posição de Portugal melhora quando é considerada adicionalmente a penetração de acessos móveis, passando, desta forma, a apresentar a 12ª penetração mais reduzida".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.