No geral, os gastos no segundo trimestre deste ano registaram uma subida de 33%. O valor médio por transação contactless no país foi de 11,29 euros, tendo cada cartão sem contacto sido responsável por 2,4 “taps” – ou “contactos”. O número representa um crescimento de 36% no número de taps por cartão ativo, em comparação com o mesmo período do ano anterior.  

Paralelamente, na Europa as transações contactless registaram uma subida de 170% face a 2014. O número de consumidores que já usa este tipo de pagamento cresceu 20%, tendo o valor gasto nestas transações triplicado.

Lojas de alimentação, restaurantes e bares e pequeno comércio representam os locais onde foi realizada a maioria dos pagamentos contactless na Europa no período analisado.

"Em três anos o comportamento do consumidor mudou consideravelmente e hoje um em cada dois pagamentos com MasterCard são contactless", referiu Chris Kangas, o responsável para a Europa da área de pagamentos contactless e mobile da MasterCard. "Já há inclusive países em que o tapping é mais comum do que o pagamento com o cartão como a República Checa", acrescentou. 

Neste momento, a tecnologia contactless da MasterCard está presente em 70 países no mundo, 40 dos quais na europa. 

Os valores foram revelados num encontro com os jornalistas em Lisboa, esta manhã, em Lisboa, onde a MasterCard deu a conhecer o estado de desenvolvimento das suas diferentes soluções, num momento que carateriza como "definitivamente marcado pela convergência digital".

O contactless é apenas a base de uma pirâmide da qual também fazem parte projetos que envolvem aplicações móveis, mobile wallets, host card emulation, biometria, e que neste momento está a "terminar" na chamada "tokenização".

"Estamos a viver momentos entusiasmantes", considera Paulo Raposo, responsável da MasterCard para Portugal. "Se pensarmos que há apenas dois ou três anos estávamos a começar a pensar o mundo além do dinheiro. Hoje estamos claramente a pensar o mundo além dos cartões. Estamos a entrar nesta aventura da convergência entre o mundo físico e o digital, cheia de oportunidades".