A Microsoft está empenhada em divulgar as soluções de mobilidade que vem desenvolvendo nos últimos anos e que permitem às empresas aceder ao email, à agenda ou à lista de contactos através de um equipamento móvel.



Esta mensagem vem sendo comunicada através de vários eventos com clientes e parceiros que ajudam no papel evangelizador. À margem de um destes eventos, que decorreu hoje no Estoril, Pedro Chaves responsável pela área de mobilidade da empresa de software, explicou que do plano estratégico para divulgação das novas soluções faz também parte um esforço de parceria com os operadores móveis locais.



O primeiro resultado desta iniciativa vai traduzir-se numa nova oferta da TMN que deverá estar disponível no início do próximo ano e cujos detalhes finais estão ainda a ser acertados. A ideia é criar pacotes que reúnam as soluções móveis disponíveis através do Windows Mobile, como a sincronização de email ou acesso a outras funcionalidades do Outlook através de dispositivos móveis.



Das negociações com a TMN irão sair pacotes dirigidos às PMEs, que além das soluções de mobilidade incluirão um small business server e pacotes à medida para as empresas de maior dimensão, uma vez que as companhias acima de determinada dimensão dispõem já de um servidor de correio.



Os preços dos pacotes não estão ainda definidos mas Pedro Chaves garante que serão muito competitivos, em comparação com os preços das várias peças que integram já disponíveis no mercado, através da rede de parceiros Microsoft.



O acordo com a TMN não tem carácter de exclusividade pelo que a Microsoft está a apresentar a proposta a outros operadores como a Optimus, que irá desenvolver uma oferta com as mesmas características.



"O que pretendemos é pegar no conhecimento das pessoas sobre as plataformas Windows e torná-lo móvel", explicou Pedro Chaves a propósito dos esforços da empresa para divulgar as suas soluções na área móvel.



As soluções da Microsoft são suportadas num conjunto de terminais disponíveis em Portugal através da Novabase. À margem do encontro João Ranito, da empresa responsável pela distribuição, explicou que a receptividade do mercado a estes equipamentos está a ser muito positiva. Sem avançar números acrescentou que neste último trimestre do ano as vendas do mais recente modelo Qtek (9090) estão a um nível elevado.



De sublinhar que o Qtek, além de combinar as funcionalidades de um telemóvel e um PDA suportado pelo software da Microsoft, como acontece com os modelos anteriores, acrescenta a funcionalidade de comutar automaticamente entre diversos tipos de redes sem fios como o GPRS e o Wi-Fi.



Durante o evento Eduardo Cláudio da TMN referiu que a operadora móvel "está comprometida em desenvolver uma oferta de terminais baseada na oferta da Microsoft". De acordo com o responsável a TMN planeia vir a integrar na sua oferta todos os novos modelos de equipamentos móveis que forem lançados pela empresa. Estes smartphones são também a base da oferta dos pacotes de soluções de mobilidade desenhados pelas duas empresas.



Notícias Relacionadas:

2003-11-18 - Microsoft convida quatro parceiros a apresentarem soluções de mobilidade

2003-10-14 - Optimus estabelece parcerias para maior mobilidade de PMEs

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.