Chama-se Omer Telecom e é o novo operador virtual de comunicações móveis da The Phone House, nascido através de um acordo estabelecido entre aquela cadeia de distribuição especializada e a Orange, onde se prevê a utilização da rede GSM da subsidiária da France Telecom para diferentes regiões da França. A empresa de origem britânica, que também opera em Portugal, passa assim de mero distribuidor de serviços e equipamentos de telecomunicações a operador, ainda que virtual.



A Omer Telecom, designação válida para Opérateur Mobile Régional, iniciou a sua actividade com a comercialização na região da Bretanha de uma oferta chamada "Breizh Mobile". Segundo os responsáveis da empresa controlada pelo grupo britânico Carphone Warehouse, citados pela Reuters, o objectivo é superar os 100 mil clientes.



A The Phone House totaliza 176 lojas em França e gere 800 mil clientes por ano, afirmando-se bem posicionada para se transformar num "operador móvel alternativo" e defendendo que o mercado francês pode ser considerado como prometedor, já que a taxa de penetração da telefonia móvel ainda se situa nos 69,4 por cento, quando a média europeia é de 86,4 por cento.



Os operadores alternativos defendem que a redução do preço das tarifas permitiria ter mais oito milhões de utilizadores de telefonia móvel na França, uma previsão contestada pela Orange, a líder de mercado, que contudo avança uma estimativa de mais três a quatro milhões se tal se verificasse.



A oferta disponibilizada pela nova Omer Telecom destina-se a orçamentos mensais abaixo dos 30 euros, onde se insere, segundo os responsáveis da empresa, 85 por cento da população da região da Bretanha.



No período de lançamento que decorre até ao próximo mês de Outubro, a Breizh Mobile terá cartões SIM a 15 euros, quando o preço praticado pelos restantes operadores móveis é de 30 euros, um preço de comunicação de voz por minuto de 28 cêntimos de euro, contra valores que variam entre os 45 e os 50 cêntimos, e SMS a 10 cêntimos, contra 13 a 15 cêntimos. Os preços a praticar depois de terminado o período promocional não foram revelados.



Notícias Relacionadas:

2004-05-31 - Maioria dos subscritores mudaria de operador em troca de mais funcionalidades para o seu telemóvel