A Policia Judiciária anunciou a detenção de três homens e uma mulher suspeitos de burlas no valor de mais de 100 mil euros, tirando partido de um serviço que permite levar as funcionalidades do multibanco para o telemóvel.



A detenção foi o culminar de uma operação de investigação conduzida pela Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, com a colaboração da 3ª Secção do DIAP de Lisboa, realizada ao longo dos últimos meses em Lisboa.



No centro do esquema agora desativado está o serviço MB Phone que permite associar a conta bancária a um número de telemóvel para, a partir do dispositivo, realizar um conjunto de operações, onde se incluem transferências, pagamentos e outras operações bancárias.



Os autores do esquema faziam-se passar por funcionários bancários e, alegando problemas com os cartões bancários, incentivavam as vítimas a aderir ao serviço numa ATM. Para completar a adesão, as vítimas deveriam usar um número de telemóvel fornecido pelos burlões, descreve uma nota da PJ.



Com o controlo das contas bancárias assegurado, os autores da burla realizavam transferências e levantamentos. O esquema terá rendido cerca de 100 mil euros.



Os suspeitos detidos têm idades entre os 45 e os 56 anos e tinham consigo documentos que comprovam a prática do crime, material de telecomunicações e cerca de 130 doses de haxixe, detalha ainda a PJ.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira