A informação já tinha sido antecipada a alguma imprensa e foi hoje oficialmente comunicada pela Brisa. A empresa está em processo de introdução de sistemas semi-automáticos nas suas portagens.



De acordo com um comunicado, citado pelo Jornal de Negócios, "o acto de pagamento através da Via Manual será igual ao dos parques de estacionamento, realizado através de um equipamento embutido na cabine de portagem, onde o cliente controla toda a operação, sempre apoiado por indicadores luminosos".



À disposição dos utilizadores vão estar diversas formas de pagamento como cartão bancário, moedas, notas ou Via Verde. A empresa assegura que este é um sistema "complementar à acção dos operadores de portagem" e não se traduz "na substituição de operadores por máquinas". Fonte oficial da empresa admite no entanto à Lusa, que "como todos os processos de modernização tecnológica, também tem implicações ao nível dos recursos humanos"



A Brisa explica ainda que a nova forma de cobrança de portagens - que pode beneficiar de apoio remoto das equipas de operadores que controlam as transacções efectuadas através de câmaras de vigilância - vai permitir um "aumento da capacidade de serviço e operacional".



O Via Manual chegou à rede Brisa pela Autoestrada do Litoral Centro (A17), em 2008 e no início deste ano também foi já implementado na rede Atlântico (A15).




Quando em Maio, a notícia foi avançada por fonte da empresa ao Jornal de Negócios já se referia que o processo vai estender-se aos 1.600 quilómetros de auto-estrada da Brisa, onde trabalham actualmente 1.280 trabalhadores.